TP-LINK apresenta sua nova linha de produtos para o padrão 802.11ac

2 min de leitura
Imagem de: TP-LINK apresenta sua nova linha de produtos para o padrão 802.11ac

Através de um evento organizado na manhã de hoje (15) em São Paulo capital, a divisão brasileira da TP-LINK – líder global de soluções residenciais e corporativas para redes – anunciou o seu novo portfólio de produtos para o mercado nacional.

O grande diferencial dos produtos está em sua compatibilidade com o padrão 802.11ac, mais recente geração da tecnologia de transmissão de redes sem fio (Wi-Fi). Lançado globalmente em 2014, esse novo protocolo possibilita um fluxo de dados três vezes mais ágil do que o antigo (porém ainda amplamente utilizado) padrão 802.11n, já que emprega a frequência de 5 GHz para eliminar eventuais interferências.

Fabio Appel, coordenador de produtos da TP-LINK Brasil, ressaltou que a tecnologia é necessária para atender as demandas do mundo moderno. “Antigamente, caso você quisesse acessar a internet, era necessário recorrer ao computador pessoal que estava fixo em um cômodo da casa”, relembrou. “Hoje, contudo, temos smartphones, notebooks, tablets, smart TVs e outros aparelhos diversos que também se conectam à rede”.

Archer C3200, o grande flagship da nova família de produtos da TP-LINK

Roteadores para uma nova geração

E é justamente observando essa mudança de comportamento – além de visar tendências como Internet das Coisas – que a companhia está atualizando sua família de gadgets no mercado. O portfólio é gigantesco e engloba roteadores, repetidores e adaptadores USB capazes de levar padrão 802.11ac para dispositivos antigos desprovidos dessa nova tecnologia.

O grande destaque da linha é o robusto Archer C3200, que possui 6 antenas e trabalha com três bandas diferentes para possibilitar uma conexão simultânea de um maior número de aparelhos. A velocidade máxima suportada na banda AC (5 GHz) é de 1300 Mbps. O C3200 conta ainda com portas Full Gigabit, duas portas USB (uma 2.0 e outra 3.0) e um processador dual core de 1 GHz (que trabalha em conjunto com outros três coprocessadores).

A linha de roteadores AC engloba ainda modelos mais acessíveis, como os Archer C8, C50 e C20. Todos eles compartilham características semelhantes entre si, mas apenas o C3200 e C8 são equipados com a tecnologia beamforming, que “mira” o sinal Wi-Fi diretamente para o dispositivo conectado (em vez de simplesmente espalhá-lo para todo o ambiente de forma aleatória).

Atendendo todos os brasileiros

Mas a TP-LINK também planeja conquistar os donos de aparelhos incompatíveis com o padrão 802.11ac: a marca anunciou também que está trazendo ao Brasil o adaptador Archer T4U, que trabalha em duas bandas distintas e pode ser usado em qualquer notebook ou desktop através de uma porta USB. Por fim, outro destaque apresentado foi o RE200, um repetidor simples de usar e capaz de estender o alcance de uma rede Wi-Fi para os locais mais afastados do roteador; e, naturalmente, o produto também trabalha com o protocolo 802.11ac.

Além de destacar os principais diferenciais da TP-LINK em relação aos seus concorrentes de mercado – como a fabricação 100% própria e parceria com grandes manufaturadores de chipsets, tais como a Qualcomm –, Fabio Appel ressaltou que o Brasil é um dos países mais importantes dentro desse segmento. Afinal, somos o 5º país mais conectado do mundo – e, com a explosão dos dispositivos móveis de baixo custo, é natural que a quantia de internautas brasileiros esteja em crescimento contínuo.

Vale observar que alguns desses produtos (como o Archer C2) já podem ser encontrados no varejo, mas vários modelos ainda chegarão ao mercado ao longo dos próximos meses.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.