Por que não transformar carros em antenas WiFi?

1 min de leitura
Imagem de: Por que não transformar carros em antenas WiFi?

Você toparia transformar o seu carro em uma antena WiFi para ajudar na criação de uma rede de internet gratuita na sua cidade? Quem teve essa ideia foi a empresa portuguesa Veniam, que tem como meta criar essas redes em todo o mundo.

De acordo com a empresa, o projeto seria financiado por cidades e estados que buscam uma solução para oferecer internet gratuitamente aos seus habitantes. Ou seja, que eles possam navegar na rua como se estivessem em casa.

Essa rede funcionaria com carros equipados com hotspots WiFi. E a matemática é simples: quanto mais veículos "antenados", maior a área de cobertura de internet em uma cidade. A empresa responsável pelo projeto ainda vai longe e tem como sonho conectar todos os carros do mundo.

Segunda a Veniam, 608 veículos já estão cadastrados no serviço (todos em Portugal). Para dar um impulso no projeto, a prefeitura da cidade do Porto comentou que vai instalar este sistema na frota de ônibus, caminhões e táxis.

A ideia da empresa ainda abrange locais sem infraestrutura para receber cabos de internet, pois os carros podem ir até estes espaços e fornecer a rede gratuitamente — eles dependem apenas da própria bateria para funcionar.

Sobre isto, o presidente da Veniam, João Barros, comentou: "A Google pensa em usar balões, o Facebook quer drones. Porém, acho que os carros estão mais perto da Terra".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.