Já é possível saber como o sinal da rede WiFi se comporta em sua casa

1 min de leitura
Imagem de: Já é possível saber como o sinal da rede WiFi se comporta em sua casa

A internet sem fio através de uma rede WiFi é uma das aplicações tecnológicas mais maravilhosas que existem. Afinal, poder estar conectado na cozinha, no quarto ou até mesmo no banheiro é algo simplesmente incrível. No entanto, sempre há aquele lugarzinho da casa em que o sinal não pega muito bem, e, para descobrirmos que local é esse, só com a invenção do youtuber CNLohr para mapear a rede WiFi.

Segundo o vídeo que abre essa matéria, um módulo WiFi (o ESP8266), em conjunto com um pequeno LED e uma bateria e conectado ao notebook, consegue calcular a força do sinal da rede sem fio e indicá-la no pequeno bulbo emissor de luz. Quanto mais intensa a rede WiFi, mais azul tende a ser a cor emitida pelo LED. Se o sinal estiver fraco, a coloração tende para o vermelho.

Intensidade da rede WiFi por toda a casa.

Mapeando um pequeno espaço

Com esse princípio em mente, o criador do pequeno dispositivo resolveu percorrer uma pequena extensão de sua residência (360 mm x 360 mm x 180 mm) e ver como o sinal da rede WiFi se comporta naquele local. O resultado disso é o GIF que você confere acima, sendo que as partes sólidas representam a intensidade do sinal.

O bacana é que CNLohr ainda ensina as pessoas que estivem interessadas em tentar aplicar esse projeto em suas residências. Com as instruções e os equipamentos necessários, o site Hackaday contém os passos para poder concretizar o mapeamento da rede WiFi em sua casa. E aí, alguém se arrisca?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.