Novo padrão Wi-Fi alcança até 100 km com velocidade de 22 Mbps

Segundo o IEEE, novidade deve ser especialmente útil em países em desenvolvimento e áreas com baixa densidade demográfica.
  • Visualizações27.835 visualizações
Por Felipe Gugelmin em 1 de Agosto de 2011

O IEEE (Instituto de Engenheiro Eletricistas e Eletrônicos) anunciou na última sexta-feira (29 de julho) as especificações sobre o padrão 802.22 para conexões Wi-Fi. A nova rede wireless promete velocidades de transferência de até 22 Mbps, enviando sinais para uma distância máxima de até 100 quilômetros.

Novo padrão Wi-Fi alcança até 100 km com velocidade de 22 Mbps

Para tornar isso possível, o novo padrão se aproveita das bandas utilizadas para envio de sinais de televisão VHF e UHF. Os sinais chegarão através dos chamados “espaços brancos”, espaços de frequência não licenciados que ficam em faixas intermediárias àquelas responsáveis pela transmissão de imagens televisivas.

Segundo o IEEE, a nova tecnologia será especialmente em áreas com baixa densidade populacional e em países em desenvolvimento. Outros locais que devem se aproveitar da tecnologia são aqueles que possuem poucas emissoras ocupando as frequências de transmissão disponíveis.

Ainda não há informações a respeito de quando a novidade, que já está sendo chamada de “Super Wi-Fi”, entrará em operação, nem quais serão as primeiras regiões dos Estados Unidos a testá-la. Atualmente, Houston é o único ponto de acesso Wi-Fi que trabalha com as frequências dos espaços brancos.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!