Não existe qualquer dúvida de que o WhatsApp seja o mensageiro instantâneo mais usado da atualidade. Junto com o Facebook Messenger, ele praticamente forma um monopólio do Facebook no mercado de aplicativos para troca de mensagens multiplataformas — estando bem à frente de Telegram e Viber, que não veem o mesmo crescimento.

Com essa grande importância no mercado, você deve imaginar que o WhatsApp também seja palco de uma série de situações complicadas — incluindo o envio de spam e outras tantas ações que não agradam aos consumidores. Pois talvez você não saiba, mas algumas dessas atitudes podem resultar em banimento temporário ou definitivo.

Mas será que você sabe quais são os comportamentos que podem gerar em banimento? Hoje nós trouxemos as principais explicações para essa pergunta. Confira agora mesmo o que pode fazer você ser banido e fique sempre atento para evitar dores de cabeça.

Bloqueios temporários

Há diversas formas de usar o WhatsApp sem respeitar os termos gerais de uso. Geralmente, isso pode causar banimento temporário dos usuários — algo que pode variar entre 24 e 120 horas de suspensão (isso mesmo, cinco dias). Confira abaixo alguns dos principais comportamentos fazem parte dessa lista:

1. Uso de apps não oficiais

Há alguns aplicativos que utilizam a rede do WhatsApp para levar novas possibilidades aos consumidores — incluindo modificações de interface, duplicatas e outros softwares sem suporte oficial. Isso fere os termos de uso do aplicativo, fazendo com que o serviço seja bloqueado em seu aparelho. 

2. Mandar mensagens para desconhecidos

Se você enviar muitas mensagens para muitas pessoas que não possuem o seu contato salvo nos aparelhos delas, há grandes chances de o WhatsApp interpretar isso como uma atitude suspeita. Por isso, sempre tenha certeza de que as pessoas com quem você está conversando possuem o seu número armazenado e autorizado.

3. Ser bloqueado por muitas pessoas

Ser bloqueado por muita gente em um curto período de tempo é algo que acontece com muitos spammers. Por isso, é bem provável que os servidores do WhatsApp imaginem que você é um spammer se vários amigos bloquearem você no mesmo dia. Ou seja: cuidado na hora de enviar mensagens importunando todos os seus amigos por algum motivo bobo.

4. Criar grupos com desconhecidos

Se mandar mensagens para pessoas que não têm seu número pode resultar em bloqueio, isso também vale para quem cria grupos com esses contatos não autorizados. Novamente: tenha certeza de que seus amigos também possuem o seu número salvo antes de adicionar todos eles em vários grupos dos quais você participa.

5. Enviar spam

"Oi, tudo bem? Faz tempo que a gente não conversa!"... Se você pretende mandar essa mensagem para todas as suas amigas, é recomendado que faça isso pelo sistema de "listas de transmissão". Caso contrário, há grandes chances de o WhatsApp interpretar seu uso como spam, e então você será temporariamente banido do serviço.

Bloqueios definitivos

Além de todos os comportamentos que já mencionamos, há também outros que podem resultar em suspensão definitiva. Nesse caso, os usuários podem receber uma mensagem dizendo: "Seu número não é mais permitido em nosso serviço". Confira o que pode ocasionar isso:

  • 6. Enviar anúncios ou solicitações comerciais
  • 7. Enviar spam
  • 8. Submeter conteúdo ilegal/criminoso
  • 9. Utilizar sistemas automatizados para enviar mensagens
  • 10. Reincidir nos comportamentos após suspensão

Como recuperar a conta

Tanto em casos de suspensão temporária quanto nos bloqueios definitivos, os consumidores podem entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo email: support@whatsapp.com

Você já foi banido pelo WhatsApp? Comente no Fórum do TecMundo