WhatsApp fora do ar? Saiba como usar o app mesmo com o bloqueio

3 min de leitura
Imagem de: WhatsApp fora do ar? Saiba como usar o app mesmo com o bloqueio

A Justiça de Sergipe determinou que o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp seja bloqueado por todas as operadoras de telefonia brasileiras a partir das 14h desta segunda-feira, 2 de maio. 

Se a Justiça tiver enviado essa determinação para todas as empresas de internet do Brasil, não apenas as operadoras mobile, o WhatsApp vai ficar bloqueado em qualquer rede, inclusive no WiFi da sua casa. Vai ser basicamente a mesma situação que acontece quando você tenta acessar um site de streaming que não opera no Brasil, por exemplo, e os servidores do site são bloqueados por região. Só que, nesse caso, o bloqueio vai acontecer internamente, e não externamente.

Porém, será possível acessar o mensageiro por meio de uma VPN, camuflando sua localização no globo e redirecionando seu tráfego por outro país. Ainda assim, é preciso que seus amigos e familiares façam o mesmo para que vocês possam conversar durante esse período.

10 alternativas para substituir o WhatsApp

Avisos importantes

O bloqueio do WhatsApp durará apenas 72 horas, encerrando-se às 14h de quinta-feira (5). Isso significa um tempo relativamente pequeno sem um dos mensageiros mais populares do mundo, o que pode não ser algo tão prejudicial – especialmente para aqueles que não largam o smartphone por conta do aplicativo.

O uso de redes VPNs que ensinaremos a seguir tem um ponto negativo bastante incômodo: os seus contatos também devem usar a rede para poder ser cominicar com você. Por conta disso, é bom deixarmos claro que nem mesmo que você siga os passos ao pé da letra, tudo vai funcionar corretamente.

O que é uma VPN?

Além disso, com o aumento de demanda para a utilização de redes VPN, pode ser que os aplicativos e os servidores que usam esse formato fiquem um pouco sobrecarregados. Estamos constatemente atualizando esta matéria para adiconar outras alternativas ao que apresentaremos a seguir.

Qual VPN usar?

Os três principais sistemas operacionais mobile contam com alternativas de VPN que podem ajudar nesta ocasião. Basta baixar os aplicativos gratuitos, configurar sua conta de usuário, e pronto: você estará navegando na rede como se estivesse acessando o conteúdo a partir de outro país.

No Android e iOS:

1. Baixe e instale o aplicativo Betternet : Unlimited Free VPN na Play Store ou no iTunes Store;

2. Abra o aplicativo e deslize para a direita até encontrar o mascote do aplicativo com o escudo cinza. Selecione "CONNECT" para conectar a uma VPN. A escolha do servidor é feita pelo próprio app, dispensando a necessidade de você precisar selecionar uma opção. Quando houver conexão, o escudo vai ficar azul e o mascote do aplicativo vai ficar sorrindo. Para desconectar, basta apenas selecionar "DISCONNECT".

3. A partir desse momento, o smartphone já estará conectado a internet utilizando uma VPN. Dessa forma, o funcionamento do WhatsApp – e outros serviços bloqueados – devem voltar ao normal e podem ser utilizados normalmente. Vale ressaltar que, caso você queira conversar com outras pessoas através de serviços bloqueados, elas também precisam acessar a internet por meio de uma VPN.

Confira outras alternativas:

No momento, alguns softwares podem apresentar desempenho melhor ou pior dependendo de muitos fatores, então estamos testando várias opções distintas em busca daquelas que se apliquem satisfatoriamente ao maior número de pessoas. Traremos atualizações com nossos resultados em breve, então fiquem ligados!

Não quer tanto trabalho?

Usar uma VPN parece ser muito trabalhoso para você? Então que tal apostar em uma alternativa ao mensageiro que vai ficar bloqueado por 72 horas? Nós separamos 10 alternativas para substituir o WhatsApp para que você não fique sem se comunicar com os seus amigos e familiares. São muitas opções, muitas delas disponíveis para Android, iOS e Windows Phone. Qual delas você pretende usar?

Você conseguiu usar uma VPN para continuar acessando o WhatsApp mesmo após o bloqueio? Qual VPN funcionou para você? Compartilhe sua sugestão no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.