Cuidado: golpe no WhatsApp oferece novos emoticons

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: golpe no WhatsApp oferece novos emoticons

A empresa de segurança Kaspersky Lab soltou um alerta para lhe deixar mais ligado quando for entrar em links trocados pelo WhatsApp. Agora, cibercriminosos estão rodando uma campanha que oferece novos emoticons para você conversar com os seus amigos — e, obviamente, os emoticons não existem.

"Veja os novos emoticons animados do WhatsApp. Você não irá parar de rir!", diz um dos textos, como você confere nas imagens abaixo.

Golpes deste tipo são comuns no WhatsApp. E o que acontece se você clicar em um destes links maliciosos? Entre as variáveis, após o download de um suposto pacote de emoticons, você pode desde alimentar um conjunto de propagandas maliciosas fornecendo mais acesso e compartilhando dados, até a possível perda de informações pessoais.

Outros golpes incluem a chegada de video chamadas ao WhatsApp ou outras funções muito esperadas pelos usuários. Por isso, fique ligado nesta página linkada. Por lá, você sabe de todas as notícias e não se arrisca ao clicar em links maliciosos. Já para se proteger também de maneira efetiva, procure algum antivírus (ou antimalware) na Google Play ou Apple App Store.

Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab, disse que "desenvolvedores de softwares maliciosos costumam se valer de redes de afiliados para disseminar suas pragas, e muitas dessas redes usam a técnica do scareware para assustar o usuário e, assim, obrigá-los a instalar um software". Assolini também comentou que essa "não é a primeira vez que vemos campanhas do tipo no Brasil, mas campanhas como esta, disseminadas no WhatsApp, têm um alcance bem grande".

Você usa algum app antivírus no seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.