Entenda por que o WhatsApp Web não saiu para o iOS (e só para o Chrome)

2 min de leitura
Imagem de: Entenda por que o WhatsApp Web não saiu para o iOS (e só para o Chrome)

Ontem (21), em meio ao espetacular evento da Microsoft, uma notícia pegou todos de surpresa: a chegada do WhatsApp Web, uma versão do mensageiro para o Google Chrome. O TecMundo já preparou um tutorial completo ensinando como os usuários do Android, Windows Phone, BlackBerry, BlackBerry 10 e Nokia S60 podem proceder para utilizar o serviço.

No entanto, depois de anunciada a novidade, um aspecto muito curioso também chamou atenção de pessoas do mundo todo: por que o iPhone ficou de fora da brincadeira? Afinal, qual é o motivo de o aparelho da Apple com iOS não receber essa adição prática e muito bem-vinda em nosso dia a dia? É isso que tentaremos responder com esta matéria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Plataformas compatíveis com o WhatsApp Web.

“Milhões de usuários” ≠ “todos os usuários”

Ao informar que, pela primeira vez, “milhões de usuários terão a possibilidade de usar o WhatsApp no navegador do computador”, os administradores do serviço foram categóricos. Afinal “milhões de usuários” não é a mesma coisa que “todos os usuários”.

A justificativa encontrada no post do blog oficial do serviço apenas menciona que a versão web do mensageiro não saiu do forno “devido a limitações da plataforma da Apple”.

WhatsApp

O que o WhatsApp diz

Segundo um porta-voz do mensageiro que conversou com o site Gigaom, “a Apple não tem a capacidade multitarefa de segundo plano, e a tecnologia push [um estilo de comunicação baseado na internet]. Portanto, [sem isso] seria uma péssima experiência aos usuários do iOS”.

Apesar disso, o WhatsApp deixa claro que a variante web do serviço vai chegar para os possuidores de um iPhone, embora não exista uma data exata (ou mesmo aproximada) para isso acontecer. A mensagem do atual CEO da empresa também deixa claro que, por enquanto, os usuários do iOS não poderão experimentar essa novidade.

O que a Apple diz

Buscando uma resposta mais clara para o problema, o site espanhol do Gizmodo procurou um engenheiro da Apple para mais explicações. Segundo o entrevistado, “as APIs de multitarefa do iOS não permitem realizar certas funções específicas quando um aplicativo está em segundo plano", explica.

"Para o que o WhatsApp Web tenta fazer, um app do iOS deve ser capaz de manter uma conexão aberta com um servidor ou aceitar conexões de entrada a partir do navegador, independente de o usuário colocar o aplicativo em segundo plano”, conclui o engenheiro.

E só para o Google Chrome?

A explicação, neste caso, é um pouco mais fácil de entender, mas mais difícil de aceitar. Ainda segundo o site Gizmodo, tudo acontece por causa do WebRTC, um padrão desenvolvido pela World Wide Consortium (a famosa W3C), quer permite aos navegadores fazerem chamadas de voz, conversas em vídeo e principalmente conversas em tempo real, funcionalidade da qual o WhatsApp tira proveito.

Por enquanto, o Google Chrome é a opção que melhor trabalha com esse padrão, embora o Opera e Firefox também tenham suporte. No final das contas, não importa se o programa consegue ou não lidar com o WebRTC, já que o bloqueio é feito por navegador e apenas a solução da Google é permitida.

WhatsApp Web só funciona no Google Chrome.

.....

Será que o WhatsApp Web vai realmente chegar ao iOS? E quando isso vai acontecer? E por quanto tempo será que o Google Chrome vai continuar a ser o único navegador a ter suporte à versão web do mensageiro?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.