Novo golpe no WhatsApp instala apps maliciosos no seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Novo golpe no WhatsApp instala apps maliciosos no seu smartphone

A PSafe encontrou mais um golpe rolando no WhatsApp. No caso, o golpe diz que o usuário poderá ver "quem o adicionou no WhatsApp" se ativar uma nova função — e essa função só começa a rodar após o compartilhamento do link com mais 10 amigos. De acordo com a empresa de segurança, mais de 260 mil pessoas já foram afetadas pelo golpe em apenas quatro dias de 2017.

"Com a falsa promessa de oferecer uma nova função para o WhatsApp, aplicativo de mensagens mais usado no país, cibercriminosos induzem usuários a compartilhar a fraude com amigos e baixar aplicativos que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas", explica a PSafe. "O golpe consiste em oferecer ao usuário a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram. Antes de ter acesso à informação, é solicitado o compartilhamento do link contendo a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes".

Caso um usuário faça o procedimento, ele é redirecionado para uma página de instalação que faz o download de outros aplicativos — que podem ser maliciosos ou não. As dicas para fugir disso são as mesmas de sempre: evite clicar em links suspeitos, mantenha um aplicativo antivírus instalado no smartphone e navegue apenas por senhas protegidas.

Print do golpe

Para saber mais dicas sobre segurança, acompanhe esta página.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.