Saiba como atualizar o WhatsApp agora e não entregar dados para o Facebook

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como atualizar o WhatsApp agora e não entregar dados para o Facebook

O WhatsApp acabou de trair alguns ideais: o aplicativo confirmou que vai compartilhar os dados de seus usuários para o Facebook vender anúncios. A ação quebra o comprometimento que o mensageiro tinha com a privacidade das pessoas que utilizam o aplicativo — principalmente depois de adicionar a criptografia de ponta-a-ponta neste ano.

Por meio de uma atualização dos termos e política de privacidade, o Facebook, por ser dono do WhatsApp, vai usar os seus dados para melhorar a sua experiência ao navegar na rede social. Por experiência, estamos falando de propagandas.

Os termos dizem o seguinte: "estamos trabalhando juntos para melhorar nossos serviços e ofertas, como por exemplo, combater spam entre os aplicativos, dar sugestões sobre o produto, mostrar anúncios relevantes entre outros no Facebook".

Você tem até o dia 24 de setembro para bloquear a função

Agora a questão nebulosa: como o Facebook vai mostrar propagandas relevantes se ele não tem acesso aos chats do WhatsApp, que estão criptografados?

A menção sobre isso, escrita no blog oficial do aplicativo, diz: "quando você e as pessoas com quem você se comunica estiverem utilizando uma versão recente do aplicativo, suas mensagens serão criptografadas de ponta-a-ponta por padrão, o que significa que somente você e a pessoa para quem a enviar conseguirão lê-las. Mesmo que estejamos trabalhando em colaboração com o Facebook, suas mensagens criptografadas permanecerão privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nós, o Facebook ou qualquer outra pessoa estarão impossibilitados de ler". Ou seja, continuamos sem respostas sobre como as propagandas serão relevantes com os seus dados do WhatsApp.

Três passos para bloquear

Felizmente, o mínimo que o WhatsApp poderia era permitir que os usuários bloqueassem essa opção de compartilhamento. O recurso foi criado, contudo, você tem até o dia 24 de setembro para aceitar ou não estes novos termos e políticas.

Exatamente por isso, vamos lhe mostrar as três maneiras possíveis de não aceitar os novos termos e também não enviar estes dados ao Facebook. Acompanhe:

Não aceite logo de cara

Se você ainda não abriu o WhatsApp, quando abrir, provavelmente vai encontrar esta tela da imagem abaixo. As opções são as seguintes: "Agora não" ou "Leia mais sobre atualizações importantes...". Não clique em "Aceitar".

"Agora não"

  • Caso tenha escolhido "Leia mais...", você vai encontrar na tela a imagem abaixo. No tópico destacado, que começa com a frase: "Compartilhar os dados...", desmarque a opção e pronto.

Desmarque a caixa

Pelas configurações

Abra o WhatsApp normalmente e vá até as configurações. Toque nos três pontos que ficam no canto superior direito da tela.

Vá até o menu

  • Agora, escolha "Configurações" e, então, "Conta". Veja:

Vá até Conta

  • Rolando a lista de tópicos, se o seu WhatsApp estiver atualizado, você vai encontrar a seguinte opção: "Compart. dados da conta" e um botão check ao lado. Toque sobre este botão para a caixa ficar vazia. Acompanhe:

Desmarque a caixa

  • "Você tem certeza de que não deseja utilizar os dados de sua conta do WhatsApp para melhorar as suas experiências...", deve aparecer em uma caixa. Escolha "Não compartilhar" e pronto.

"Não compartilhar"

Trocando de mensageiro

A medida mais drástica seria mudar o aplicativo que você conversa com os seus amigos. Por isso, vamos lhe mostrar algumas opções bem interessantes de mensageiros para você experimentar:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.