7 novidades e mudanças do WhatsApp que você pode não ter visto

3 min de leitura
Imagem de: 7 novidades e mudanças do WhatsApp que você pode não ter visto
Imagem: WebMasto

De uns tempos para cá, o WhatsApp vem silenciosamente inserindo uma série de novidades tanto no aplicativo estável quanto em suas variantes Beta. Embora não estejam no mesmo nível de recursos bombásticos como chamadas em vídeo, grupos públicos e suporte a GIFs animados, as adições que já chegaram ou que estão para chegar ao app foram feitas para tornar sua experiência de uso mais agradável e prática.

A seguir, você pode conferir tanto funções do mensageiro que foram incluídas a partir da versão 2.16.76 do aplicativo quanto outras novidades que fazem parte da build Beta 2.16.141 e podem ou não ser inseridas no app estável em breve. Como os recursos não foram anunciados com destaque e só aparecem caso você faça ações específicas – sem falar daquelas que ainda estão apenas em teste –, é possível que muitos deles tenham passado despercebidos pela maioria dos usuários.

1 – Mudança dos ícones de grupos

Quando a imagem usada como símbolo de um grupo era trocada, os membros eram avisados por meio de uma pequena mensagem mostrando a nova figura. Agora esse aviso passa a incluir tanto o novo ícone quanto o anterior.

Mudança dos ícones de grupos

2 – Ações facilitadas para contatos desconhecidos

Antes, sempre que um contato desconhecido puxava assunto com você pelo WhatsApp, as opções de Bloquear ou Adicionar apareciam no topo da conversa em uma interface cinzenta que não era muito convidativa. Nas novas versões do app, esse alerta passa a incluir a função de “Reportar Spam” e aparece como uma lista simples abaixo das mensagens recebidas.

Ações facilitadas para contatos desconhecidos

3 – Notificação de chamada perdida dentro dos chats

Quando você recebia uma ligação dentro do aplicativo, mas não conseguia atender, o mensageiro costumava apenas exibir uma notificação na bandeja do seu smartphone e na aba de Chamadas. Mais recentemente, uma mensagem com o alerta da tentativa passa a ser exibido também na sua conversa com o contato que ligou para você.

Notificação de chamada perdida dentro dos chats

4 – Nova interface de criação de grupos e transmissões

Seguindo a nova linha visual do WhatsApp, a interface de criação de grupos e transmissões – o recurso que permite enviar a mesma mensagem de forma privada para várias pessoas de uma vez só – também foi refeita. Agora, os contatos selecionados ficam agrupados no topo da tela e podem ser removidos com apenas um toque.

Nova interface de criação de grupos e transmissões

5 – Emoji olímpico

As Olimpíadas do Rio 2016 estão quase chegando, e o mensageiro já preparou um emoji especial para os fãs da competição internacional. Encontrado no final da aba de esportes da lista de “carinhas” do app, o símbolo dos cinco anéis coloridos entrelaçados foi acrescentado em um dos Betas recentes.

Emoji olímpico

6 – Seta de “Novas mensagens abaixo”

Sabe aquele momento em que você sobe até mensagens mais antigas de uma conversa, seu contato manda algo novo e você acaba não percebendo, levando mais tempo do que queria para responder? Outra das novidades adicionadas é uma setinha que aparece justamente nessas horas para que você não deixe seus amigos esperando.

Seta de “Novas mensagens abaixo”

7 – Rolagem infinita para cima

Falando em subir para partes mais antigas das conversas, o WhatsApp costumava exigir que os usuários pressionassem um botão sempre que quisessem “Carregar mensagens anteriores”. Com as atualizações mais recentes, essa demanda desnecessária finalmente vai acabar, e o app vai começar a executar essa ação automaticamente sempre que o limite for atingido.

Rolagem infinita para cima

Bônus: Tela de aviso do fim do suporte

No começo do ano, o WhatsApp anunciou que ia deixar de oferecer suporte a alguns sistemas operacionais mais antigos até o final de 2016, incluindo as versões 2.1 Eclair e 2.2 Froyo do Android. Embora essa função ainda não esteja funcionando, já é possível ver como será a tela que deve ser exibida quando um usuário com um SO incompatível tentar abrir o mensageiro. Veja a imagem a seguir:

Tela de aviso do fim do suporte

Quer conferir?

Vale ressaltar que nem todas essas novidades estão disponíveis na versão estável do WhatsApp, já que boa parte delas só é encontrada da variante Beta e pode levar algum tempo até chegar para todo mundo. Recentemente, falamos aqui no TecMundo sobre outras novidades que o aplicativo está experimentando no exterior (saiba mais neste link).

Caso você não deseje esperar e queira participar do Beta, clique aqui para conferir o que deve fazer para se inscrever no programa de testes do mensageiro. E aí, o que você achou das novidades? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.