De novo! WhatsApp será bloqueado no Brasil a partir de hoje; entenda

1 min de leitura
Imagem de: De novo! WhatsApp será bloqueado no Brasil a partir de hoje; entenda

Atualização: a partir das 14:00 desta segunda-feira (2), o WhatsApp se encontra bloqueado temporariamente por 72 horas. É possível que alguma decisão judicial modifique esta situação antes do prazo, enquanto isso você pode usar essas 10 alternativas.

Vai acontecer tudo de novo! A partir das 14:00 desta segunda-feira (2 de maio), o WhatsApp ficará completamente inacessível nos smartphones em redes brasileiras. Por um período de 72 horas, os aparelhos do Brasil não vão poder utilizar o serviço, uma vez que a Justiça determinou o bloqueio total do aplicativo — da mesma forma como já vimos em dezembro do ano passado.

De acordo com a Folha, a decisão foi emitida no dia 26 de abril e foi proferida pelo juiz Marcelo Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). Todas as operadoras que operam no mercado brasileiro vão ter que atender à determinação da justiça e impedir que seus consumidores utilizem o sistema — nisso estão TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel. Quem descumprir a determinação terá que pagar multas de R$ 500 mil por dia.

72 horas sem WhatsApp

Todas as operadoras informaram que irão cumprir a determinação. Ou seja: ficará impossível usar o sistema, em qualquer aparelho do Brasil. Se não houver nenhuma liminar autorizando as teles a retomarem o serviço, somente às 14:00 de quinta-feira (5 de maio) é que o WhatsApp poderá voltar a ser utilizado pelos brasileiros.

Todas as operadoras informaram que irão cumprir a determinação

Ainda não foram informados os motivos da determinação, mas há grandes chances que eles sejam os mesmos do bloqueio realizado em dezembro: não colaboração do WhatsApp nas investigações criminais. Será que o serviço vai voltar a funcionar antes do prazo determinado pela justiça?

O que você vai fazer enquanto o WhatsApp estiver fora do ar? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.