WhatsApp ganha 6 estrelas e só fica atrás de Telegram e Signal

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp ganha 6 estrelas e só fica atrás de Telegram e Signal

A Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização norte-americana reconhecida mundialmente pela luta em proteger os direitos de usuários na internet, divulgou um ranking de melhores aplicações para você trocar mensagens entre amigos e conhecidos. Focando na segurança e na privacidade, a lista de apps é um bom medidor para você entender como as suas mensagens estão navegando na rede para chegar ao destino.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Em face de uma vigilância generalizada na internet, nós precisamos de meios seguros e práticos para nos comunicarmos por meio de celulares e computadores. Muitas empresas oferecem produtos com "mensagens seguras" — mas esses sistemas são realmente seguros? Nós decidimos descobrir nesta primeira fase de uma nova campanha da EFF para Secure & Usable Crypto", diz o site oficial.

O WhatsApp é bom. Mas o Signal é muito melhor

Segundo a equipe do EFF, essa primeira fase é apenas uma checagem de proteções e métodos de segurança oferecidos pelos aplicativos. Para as próximas fases da campanha, a Electronic Frontier Foundation pretende realizar exames mais pesados na usabilidade e na segurança das ferramentas. Ou seja, as encriptações vão ser testadas para ver se tudo funciona como deveria.

A ideia é se basear nas seguintes perguntas e, em caso de resposta positiva, dar uma "estrela" ao app em cada questão:

  • As mensagens são encriptadas em trânsito?
  • As mensagens são encriptadas de maneira que o operador não possa ler?
  • Você pode verificar a identidade dos contatos?
  • As conversas anteriores estão seguras se a sua chave for roubada?
  • O código é livre para análise independente?
  • O design de segurança está propriamente documentado?
  • Houve alguma auditoria recente no código?

WhatsApp é bom, Signal é melhor?

Segundo a pesquisa, o WhatsApp é bom. Mas o Signal é muito melhor. Isso porque, como você pode ver nas indicações, o WhatsApp alcança seis estrelas no ranking. Enquanto isso, o Signal recebeu um sete completo, sem deixar espaços para brechas na segurança de suas mensagens.

A questão que o WhatsApp não preencheu todas as perguntas de maneira positiva e, por consequência, acabou perdendo 1 estrela foi: "o código é livre para análise independente?". Ou seja, o código de software do aplicativo não é aberto para desenvolvedores e testers checarem as linhas.

O Telegram também recebeu sete estrelas, contudo, não pelo app "padrão". O mensageiro oferece a possibilidade de conversar por "chats secretos". Essa solução, sim, é campeã.

Veja abaixo o ranking:

Classificação WhatsApp

Agora, você vê a classificação dos campeões:

Classificação Signal e Telegram

Mesmo que ainda não esteja perfeito, o WhatsApp só conseguiu a pontuação alta após a recente atualização de aplicativo. Nela, a equipe de desenvolvimento adicionou uma proteção de encriptação ponta a ponta, baseada na plataforma Open Whisper System.

Encriptar é importante

Todas as mensagens trocadas por aplicativos mensageiros passam pela internet. Como um fio que conecta duas pessoas diferentes, existe a possibilidade de essa mensagem ser interceptada no meio do caminho. Sem a criptografia, qualquer hacker ou invasor pode ler o conteúdo trocado de maneira bem fácil. Por isso, a criptografia acaba blindando essa informação.

Mais do que proteger o assunto, o conteúdo da mensagem, a criptografia protege você. Dessa maneira, o trabalho de vigilância e coleta de metadados fica mais difícil por órgãos e instituições que buscam essas informações para possíveis fins escusos.

Você usa encriptação nas mensagens? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.