WhatsApp Beta agora traz formatação de mensagens e integração com nuvem

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp Beta agora traz formatação de mensagens e integração com nuvem
Imagem: peadig

Uma versão Beta do WhatsApp liberada para os usuários cadastrados no programa de testes do app na Google Play trouxe uma série de novidades para o mensageiro nesta semana. A mais interessante delas é certamente a possibilidade de formatar o texto das mensagens, deixando caracteres em negrito ou itálico. Para enviar e receber mensagens formatadas, você precisa ter a versão 2.12.535.

A formatação de texto do mensageiro funciona basicamente da mesma forma que no Google+: você digita algumas palavras entre dois asteriscos (*olar* = olar) para deixar tudo em negrito ou usa traços baixos (_pássaro do campo_ = pássaro do campo) para fazer o itálico. Há relatos ainda de que é possível combinar as duas possibilidades. Por enquanto, apenas esses métodos parecem funcionar, pois os demais meios de formatar no Google+ não surtiram qualquer efeito no WhatsApp.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Outra novidade é a forma como as notificações do mensageiro são exibidas na área de notificações do Android. Nessa versão Beta, elas detalham quem enviou as mensagens em negrito e mostram um pouco do texto ali mesmo.

Mais compartilhamento

Além disso, parece que o app passará a dar suporte para o compartilhamento de documentos em mais formatos em breve. Foi descoberta a possibilidade de enviar planilhas, arquivos de texto e apresentações através de uma nova integração com OneDrive e Google Drive. Essa opção aparece quando você manda algum PDF para alguém, sugerindo compartilhar mais coisas. Contudo, na hora do envio, o WhatsApp acaba convertendo tudo para PDF em vez de manter os formatos originais.

Ao que parece, a forma como os backups de mensagens do WhatsApp acontecem também foi alterada. Por padrão, o app realiza o procedimento sempre durante a madrugada, quando o usuário provavelmente estaria dormindo. Quando isso acontece, uma popup é mostrada e informa que o app não pode ser usado enquanto o procedimento acontece, mas não dá qualquer previsão de quando isso termina.

Na nova versão, entretanto, essa popup agora mostra uma barra de progresso, dando uma ideia ao usuário de quanto tempo ele ainda deve esperar para voltar a trocar mensagens.

Para ser um testador do WhatsApp e conferir todas as novidades antes de todo mundo, você deve se cadastrar no programa de testes do app na Google Play ou baixar e instalar o APK dessa versão aqui.

Além de videochamadas, qual é a função mais esperada pelos usuários do WhatsApp? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.