Cuidado: golpe no WhatsApp usa emoticons para invadir seu smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: golpe no WhatsApp usa emoticons para invadir seu smartphone

É preciso ficar atento com mensagens de estranhos e até de amigos no WhatsApp. Um novo vírus está rodando entre usuários do mensageiro, segundo informações da ESET. A artimanha é atrair pessoas por meio de link prometendo um novo pacote de emoticons — algo largamente utilizado por usuários.

Camillo Di Jorge, presidente da ESET, deu a seguinte dica: "é importante que os usuários fiquem atentos para esse tipo de golpe e evitem clicar em links duvidosos ou desconhecidos". Se você acompanha o TecMundo, já sabe dos perigos de clicar em links suspeitos. Por isso, é sempre bom perguntar ao remetente sobre o conteúdo e checar o domínio enviado.

O problema deste vírus é a facilidade de compartilhamento, já que ele também pede para você divulgar o link para os amigos — assim, completando o download. Caso você caia no golpe, o seu número pode ser cadastrado em serviços pagos e até listas de spam.

“Cada vez mais, os cibercriminosos têm diversificado seus ataques, usando técnicas que busquem atrair a atenção dos usuários e que viralizem ou se espalhem por meio de aplicativos populares, como WhatsApp. Também recomendamos o uso de uma solução de segurança para dispositivos móveis, a fim de evitar possíveis ameaças como essa”, alertou Di Jorge.

Quais cuidados você toma para não clicar em links duvidosos? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.