Review: HD externo Western Digital Passport for Mac

3 min de leitura
Imagem de: Review: HD externo Western Digital Passport for Mac

Quando falamos em produtos de armazenamento, a Western Digital certamente é uma das principais marcas que vêm à mente dos consumidores.

A fabricante é conhecida por seu vasto portfólio, com modelos tanto para uso interno quanto externo. Com dispositivos focados em diferentes tarefas e aparelhos das mais variadas capacidades, a empresa tenta abraçar todos os segmentos.

Entre tantos dispositivos, alguns que chamam a atenção são os da linha Passport for Mac, que oferecem recursos especiais para os usuários que optaram pelo sistema da Apple. A fabricante nos mandou a versão com 2 TB de armazenamento para analisarmos de perto as funções e vantagens do aparelho.

Especificações

Design de primeira para combinar com o Mac

Nem todo mundo dá a devida importância ao design de um produto, mas a verdade é que essa característica faz toda a diferença — não é por acaso que os dispositivos da Apple têm um cuidado especial nesse sentido. Pensando nos consumidores que já usam Mac, a Western Digital investiu pesado no visual deste HD externo.

O Passport for Mac é elegante e compacto, mas não deixa a simplicidade e o estilo de lado. Com uma combinação adequada de diferentes tons de cinza e a superfície superior em uma cor que quase chega ao preto, o produto ganha destaque entre os concorrentes e se sobressai ao alinhar seu visual com o dos computadores Apple.

Com dimensões reduzidas, o produto cabe em qualquer bolsa, fica muito bonito sobre qualquer superfície e não pesa quase nada. É um HD externo que cabe na palma da mão, mas tem uma quantidade de espaço virtual gigantesca. Ele é muito silencioso e tem um LED de atividade discreto que não incomoda no dia a dia.

Segurança de ponta

Diferente de outros produtos, este disco da Western Digital se mostra especialmente voltado para consumidores que se preocupam acima de tudo com a segurança. Ele vem com tecnologias próprias para proteger os arquivos com criptografia em hardware usando o algoritmo AES de 256 bits.

Obviamente, para utilizar tal recurso, você deve abrir o WD Security for Mac e definir uma senha, que vai garantir a criptografia dos arquivos com um alto nível de segurança. O processo é bem simples, pois basta informar uma senha e uma dica de segurança.

A segurança é importante, mas talvez o modelo da WD para este equipamento seja até um pouco exagerado. Ao executar o processo via software, o programa alerta que você não tem como acessar os dados ou recuperar a senha caso esqueça a chave. Sinceramente, seria de grande utilidade aqui adicionar um método de recuperação via email.

Rápido e prático

Apresentando compatibilidade com o padrão USB 3.0, este disco rígido garante incríveis taxas de transferência. Copiar arquivos gigantes, como vídeos em alta definição, do HD para o computador ou vice-versa é muito rápido.

Com o conector exclusivo da Western Digital, o Passport for Mac pode transmitir até 5 Gbps, o que significa que você não precisa esperar muito para sincronizar seus arquivos. Além disso, este HD externo usa energia do próprio USB, então não é preciso fonte de alimentação.

A compatibilidade com o Time Machine também vem a calhar, já que isso ajuda na hora de fazer backups programados e evitar dores de cabeça com possíveis perdas de arquivos. É bem fácil programar os backups, e tudo acontece muito rápido.

O Passport for Mac fica ainda mais completo com o WD Drive Utilities, que conta com ferramentas de diagnóstico (para verificar a saúde do disco), recursos para programar o desligamento automático do componente e até opções para formatar a unidade.

Vale notar que, por padrão, o dispositivo não funciona em computadores com Windows, mas é possível formatar o disco para o formato NTFS e aproveitar o aparelho mesmo que você já não tenha mais um computador Mac.

Vale a pena?

Ficamos realmente surpresos com as facilidades do Passport for Mac. O dispositivo é muito bonito, leve e compacto — isso sem contar que ele trabalha de forma silenciosa. Contudo, o que mais chama a atenção são as ferramentas da Western Digital, que deixam o produto ainda mais versátil.

O Passport for Mac tem preços que começam abaixo de 400 reais para a versão de 1 TB e valores próximos a 550 reais para o modelo com capacidade de 2 TB. Os preços não estão fora da realidade, pois há dispositivos com desempenho similar para Windows que competem em igualdade nesse quesito.

Entretanto, conforme já ressaltamos, o que mais se destaca nesta linha são as funcionalidades avançadas que já vêm configuradas de fábricas para levar mais facilidades aos usuários dos computadores da Apple. Poder usar o Time Machine, proteger os arquivos com facilidade e ainda aproveitar softwares exclusivos da Western Digital são diferenciais importantes.

Se você é um usuário do Mac e quer um disco rígido externo de boa qualidade e com preço acessível, o Passport for Mac é uma das melhores opções, e recomendamos a compra do dispositivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.