Novos Eletrônicos: Conheça o Nintendo DSi

7 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: Conheça o Nintendo DSi

Você que é antenado no mundo dos games e frequenta o Baixaki Jogos, provavelmente já sabe sobre o lançamento da terceira geração do console portátil da Nintendo, o DSi, o qual foi realizado em 1° de novembro de 2008 no Japão e em abril de 2009 no resto do mundo. Como toda atualização de console, essa possui pontos positivos (telas maiores, hardware melhor, recursos multimídia) e negativos (bateria de menor duração, remoção do slot para fitas do Game Boy Advance, pouco espaço de armazenamento).

O líder de vendas

O DS é pop!


Atualmente, o Nintendo DS é o console que mais foi vendido desde o seu lançamento (106 milhões de unidades), superando tanto o seu concorrente direto, o PSP da Sony, quanto consoles de peso, como PS3, XBox 360 e Wii. Confira abaixo uma tabela comparativa extraída do site VGChartz.com.

Veja a diferença!

Por que o PSP está atrás?

Dormiu mais do que deveria? Perdeu o ônibus?


Convenhamos, a Nintendo já tem muito mais experiência no ramo dos videogames portáteis, haja vista a era dos Game Boys, já a Sony ainda é principiante. Além disso, o PSP possui poucos jogos e uma quantidade inferior ao DS. Por sua vez, o Nintendo DS já lançou milhares de jogos, é “barato”, seus jogos são mais casuais, além de os desenvolvedores terem uma facilidade maior em criar jogos para ele. Prova do sucesso do DS pode ser vista no vídeo a seguir: fãs japoneses fazem uma fila enorme para comprar o jogo Dragon Quest IX na data do seu lançamento!

Outro ponto que merece ressalva é o de a Microsoft ainda não ter entrado nessa briga, portanto, provavelmente podemos esperar alguma coisa da empresa nos próximos anos. É possível ir além nestas divagações: lembra que o Google vai lançar um sistema operacional no próximo ano? Então, o que impediria a empresa de seguir uma trilha parecida com a da Microsoft e lançar também um console próprio? Bom, chega de previsões do tipo cartomante, vamos voltar ao Nintendo DSi!


Nintendo DS Lite x Nintendo DSi

Confira as diferenças!


A tela


Uma das principais melhorias apresentadas pelo DSi é o aumento de tela, o qual passou de 3 para 3.25 polegadas, ou seja, houve um aumento de 17%! No entanto, a resolução das telas continua a mesma: 256x192.

DSi Camera e DSi Sound

Falar em telas faz lembrar a câmera existente no portátil, que por sinal nessa terceira geração ganhou uma irmã gêmea, localizada na parte de fora do DSi, enquanto a antiga continua apontando para o jogador. Ambas são VGA de 0,3 megapixels e as fotos tiradas por elas são guardadas na memória interna do DSi ou em cartões SD.

Nintendo DS

Outro novo recurso no Nintendo DSi é a possibilidade de brincar com as fotos tiradas, podendo distorcê-las, alterar cores da foto, grafitar, aplicar “emoções” nas faces, entre outras coisas. Além desse editor de imagens (DSi Camera), no DSi também existe um editor de áudio (DSi Sound), no qual você poderá mudar a velocidade das gravações feitas por você, ou de músicas nos formatos AAC, MP4, M4A e 3GP, inseridas através do cartão SD.

Capacidade de armazenamento

Para compensar a falta de espaço interno (meros 256 MB), o Nintendo DSi permite a inserção de cartões SD ou SDHC (de até 2 GB e 32 GB, respectivamente), nos quais você poderá gravar fotos, músicas e até mesmo os jogos baixados pelo DSiWare (mais detalhes adiante). Todavia, houve um preço a ser pago por essa compatibilidade de cartões: a remoção do espaço no qual era possível encaixar cartuchos de Game Boy Advance, tornando assim, impossível os antigos jogos de GBA no seu DSi. Além disso, se compararmos o DSi com o PSP Go! que possuirá espaço interno de 16 GB mais o suporte a cartão de memória, podemos reparar uma grande mancada da Nintendo nesse sentido.

As teclas

Ainda nas alterações externas, houve um reposicionamento de botões e uma alteração na textura do portátil. Os botões “Start” e “Select” ficaram maiores e mais fáceis de pressionar, XYAB ficaram mais firmes de se pressionar, L e R estão mais distantes do corpo do DSi, “Power” foi trocado de lugar (possibilitando assim o desligamento acidental do console sem você salvar o jogo!) e a perda do acabamento “Glossy” (aquele que fazia suas impressões digitais ficarem nitidamente marcadas no console).

Nintendo DS Lite

Desempenho

A bateria que antes demorava 3 horas para ser carregada, agora leva duas horas e meia, contudo sua nova duração é de até 14 horas utilizando o menor brilho, enquanto a antiga durava até 20 horas. Talvez para compensar o fato anterior, o desempenho do DSi aumentou bastante em relação ao DS Lite, pois agora ele possui quatro vezes a quantidade de memória RAM (16 MB) e o seu CPU recebeu um upgrade considerável (passou de 66 MHz para 133 Mhz).

Et cetera...

Outras características do portátil são: ele ficou mais largo / comprido e menos pesado / grosso, a sua caneta “Stylus” ficou maior e agora ele está disponível somente em duas cores, diferente do DS Lite que possui cinco cores diferentes. Confira agora uma tabela comparativa entre as medidas das três gerações do Nintendo DS.

Não é pouca coisa!

Ligando o Nintendo DSi

Diga “Xiiiis”!


Prepare-se, pois quando você abre / liga o DSi pela primeira vez, ele tira uma foto do seu rosto, a qual sempre ficará visível quando você estiver navegando pelo menu principal do portátil. Portanto, não o ligue logo quando estiver com a “cara amassada”, pois isso poderá lhe render momentos constrangedores depois!

Para navegar pelos menus do DSi você usará mais o seu dedo do que sua Stylus. Os ícones das opções estão organizados em uma única fileira e possuem um tamanho grande o suficiente para que você não tenha problemas ao usar a ponta dos seus dedos. Além disso, a transição entre um ícone e outro é rápida, facilitando assim a sua busca por uma opção específica.

Outra opção nessa área é a de usar as teclas L e R para tirar fotos a qualquer momento (sendo cada uma responsável por uma das duas câmeras do portátil), assim como a tecla Power para voltar ao menu principal, ou seja, um “soft reset” (faça isso durante uma partida e perca todo o seu progresso!).

DSiWare e DSiShop

Distribuição digital: a nova aposta da Nintendo


Os antigos Wii Points, antes utilizados exclusivamente para comprar coisas para o Nintendo Wii, foram rebatizados para Nintendo Points com o lançamento do Nintendo DSi. Isso porque ambos funcionarão de maneira similar: você compra um cartão pré-pago por um determinado preço e adquire com ele certa quantidade de Nintendo Points (parece que um cartão de US$ 10.00 vale 1000 Nintendo Points).

Nintendo DSi

O que comprar usando os Nintendo Points?

Aproveitando-se de alguma conexão Wi-fi (DSi Ware) “dando sopa” por aí, como em shoppings e aeroportos, você poderá se conectar à DSi Shop, lugar onde é possível gastar seus Nintendo Points. Quem acessá-la até março de 2010 terá uma grata surpresa: a quantia de 1000 Nintendo Points será creditada em sua “conta”!

Ao todo você encontrará quatro faixas de preço (em Nintendo Points): 200, 500, 800+ e “Free”. Isso mesmo, existe uma categoria na qual você poderá adquirir coisas gratuitamente, porém não se anime muito, pois provavelmente aquilo ofertado nessa categoria não será “grande coisa”.

Navegar pela internet com o DSi?

Ao entrar na categoria “Free” você encontrará o “DS Opera Browser”. Nele, será possível navegar pela internet através de conexões Wi-fi, contudo, vídeos do YouTube não serão exibidos (não há suporte para Flash) e as fontes exibidas são pixelizadas, além de não ser prático navegar usando o Stylus e não haver um filtro de conteúdo adulto.



Jogos que se destacaram

Achou mesmo que não citaríamos jogo algum?


Para finalizar este artigo, separamos dez jogos quentes lançados para o portátil da Nintendo. Dessa forma, você poderá saber quais deles não poderão faltar em sua coleção caso você venha a adquirir o aparelho (isso no caso de ainda não tê-lo)! Clique no link para ler uma resenha sobre o jogo.

E você, usuário? Possui um DS? Vai comprar um? Já jogou algum de seus jogos? Então deixe um comentário!

ERRATA: Houve um erro de digitação no texto, o qual acabou influenciando no sentido total da frase, pois uma troca de letras gerou uma troca de palavras.

No quarto parágrafo, onde estava escrito “o PSP possui poucos jogos e uma qualidade inferior ao DS”, a palavra “quantidade” havia sido trocada por “qualidade”, gerando assim um grande engano. Afirmar que o Nintendo DS possui qualidade superior ao PSP é uma falácia, uma vez sendo a afirmação contrária a verdadeira. O sentido desejado era: “o DS possui muitos jogos e o PSP poucos, porém o PSP possui gráficos melhores do que o DS”.

Pedimos desculpas pelo engano e esperamos a compreensão de todos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.