YouTube: como destacar legendas?

2 min de leitura
Imagem de: YouTube: como destacar legendas?

Imagine a seguinte situação: você acabou de fazer o upload de um vídeo para o YouTube. Porém, ele é apenas um arquivo bruto – ou seja, não passou por qualquer tipo de edição ou outros tipos de melhorias do material. Às vezes, esse vídeo pode ser uma gravação de uma entrevista com um estrangeiro, por exemplo. Nesse caso, como os seus espectadores irão entender o que o entrevistado está falando sem conhecer o idioma?  Isso pode ser resolvido com as legendas.

Primeiro de tudo, você já deve estar cadastrado no YouTube e ter enviado um vídeo para poder alterá-lo. É importante lembrar que essas ferramentas de edição pós-publicação só funcionam nos seus próprios vídeos. Por isso, tenha esse detalhe em mente. Para começar a modificar seus vídeos, acesse a página “Meus Vídeos”. Pouse o mouse em cima do seu nome de usuário do YouTube e acesse a opção correspondente à sua página de vídeos.

Acesse os seus vídeos para editá-los!

Em seguida, clique no vídeo que você quiser editar e aguarde a página dele ser carregada. Os  próximos são muito fáceis de serem seguidos. Pouse o mouse sobre o vídeo e clique no botão do meio deste quadro:

Clique no botão do meio para criar destaques!

Um novo quadro irá aparecer. Desta vez, selecione a última opção, aquela que se refere aos destaques do vídeo. Isso quer dizer que você irá inserir um texto e destacá-lo com um retângulo em volta. Para isso criar um novo destaque clique em qualquer lugar do vídeo. Sinta-se livre para escrever o que quiser e personalizar seu quadro da maneira que achar mais conveniente.

Insira destaques clicando no último botão deste quadro!

Digite o que quiser na sua legenda em destaque!

Esse recurso que o YouTube disponibiliza também permite inserir links para algum tipo de interação permitida pelo serviço. Pode-se ligar o vídeo que você está editando a qualquer outro que esteja cadastrado no site, assim como links diretos para comentários, respostas de vídeo e outros também estarão liberados para que você utilize da melhor maneira.

Insira links para outros recursos e vídeos do YouTube!

Outro recurso muito importante dessa ferramenta é a adequação ao tempo de exibição do vídeo. Para determinar a quantidade de tempo que este destaque deve aparecer no vídeo, arraste os ponteiros da barra de tempo que ficará logo acima da barra de buffering do seu vídeo do YouTube. É importantíssimo determinar um ponto de início e outro para o fim do seu destaque.

Lembre-se de determinaro tempo de exibição dos seus destaques!

Quando terminar, clique em “Publicar” nas caixas de edição do YouTube. Feito isso, seu vídeo já estará pronto! Você pode repetir esse processo quantas vezes quiser. Basta usar a sua criatividade para colocar legendas interativas nos seus vídeos. Contudo, vale lembrar as diferenças básicas entre as legendas e os destaques. As legendas aparecem sempre no vídeo, já os destaques só aparecem quando o usuário coloca o cursor sobre player do YouTube.

Clique em
Esse é o resultado do seu destaque de legenda no YouTube!

Muito bem, esta foi mais uma dica de como melhorar os seus vídeos no YouTube! Conte para a gente o que você achou desse recurso no seu comentário! Quais outras ferramentas do YouTube você gostaria de aprender?

Fique ligado para mais tutoriais e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.