Uma seleção de aplicações de realidade aumentada para você mesmo experimentar

5 min de leitura
Imagem de: Uma seleção de aplicações de realidade aumentada para você mesmo experimentar

O conceito de realidade aumentada tem aparecido cada vez mais na mídia ultimamente. É uma tecnologia que permite às pessoas interagirem com o mundo virtual a partir do mundo real. Ou seja, com objetos simples podemos projetar elementos que praticamente pulam para fora da tela e permitem os mais diferentes modos de interação.

Já pensou saber se aqueles óculos ficam bem em você diretamente no computador? E que tal virtualizar a sua sala de estar e saber qual o sofá perfeito para ela? Tudo isso é possível e acessível para qualquer um, afinal é uma nova forma de merchandising interativo.

Confira muito mais detalhes sobre esse novo conceito através do artigo “Como funciona a Realidade Aumentada”, aqui no Baixaki.


Essa interação é acessível a praticamente qualquer pessoa. E ela se torna tão comum que já é normal vermos produtos reais que utilizam a nova tecnologia para então interagir no virtual (como o Doritos fez em sua campanha).

O que eu preciso para experimentar essa tecnologia?


Basicamente, você precisará de três coisas. Em primeiro lugar, o objeto real que contém o código (geralmente é possível imprimi-lo em sites que usam a tecnologia). Depois, você precisará obrigatoriamente de uma webcam, para que a imagem da realidade seja capturada e enviada para o computador. E, em último lugar, basta usar o software que transcodificará a mensagem do objeto real. Resumindo: uma impressora, uma webcam e um bom computador.

Atenção, a maioria das aplicações desenvolvidas em realidade aumentada funcionam somente no Internet Explorer. E você pode ainda tentar alternativas para economizar papel e tinta da sua impressora, colocando a imagem-código no seu celular (mas isso nem sempre funciona). Fizemos testes tirando uma foto da tela do PC com o iPhone e gravando a tela dele e funcionou.

Aumentando a sua realidade


A realidade aumentada na verdade foi inventada há muitos anos atrás. Mas, somente agora é que realmente vem ganhando força. E a maioria das aplicações desenvolvidas são voltadas para ações publicitárias. Ou seja, divulgação de produtos (principalmente carros) e interação do consumidor com a marca. Confira a seguir algumas sugestões para você experimentar essa nova tecnologia.

  • Um bicho de três olhos ao seu lado

Foi esse bichinho de três olhos que inaugurou o assunto aqui no Baixaki, então nada mais justo do que inaugurar essa seleção com ele próprio. Clique aqui para acessar o artigo.

  • Nissan 370Z

A Nissan colocou o seu novo carro 370Z na realidade aumentada. A partir da folha impressa com o desenho-código, uma espécie de estande surge com o carro em cima dele, girando. Você pode mexer a folha, levantá-la e o carro reagirá os seus movimentos.

- Baixe antes o PDF.
- Acesse o site aqui.

  • BMW Z4

    Talvez um dos melhores que utiliza a tecnologia da realidade aumentada. Nesse você não pode acessar a aplicação diretamente do navegador, sendo preciso baixar um programa para que funcione. Após fazer isso e instalá-lo, imprima o símbolo.

    Primeiramente, você fará um teste para que o programa tenha certeza de que o símbolo impresso está correto. Depois de pressionar Ready, você tem duas opções: Customise (personalizar o carro) e Drive (dirigir). Em personalização você pode mudar a cor exterior, decidir que o teto seja aberto ou fechado e aumentar ou diminuir o tamanho do carro.

    Em drive, basta usar as setas do seu teclado para dirigir o carro pela superfície. É possível personalizar a cor do rastro, para criar desenhos pelo chão. Para colocar o carro no ponto inicial, basta pressionar R.

    - Baixe antes o PDF.
    - Baixe o programa aqui: PC - Mac.

    • Mustang

    Nesse site, além de trazer um Mustang do computador para a realidade, você ainda pode controlá-lo utilizando as setas do teclado e o botão Ctrl como freio de mão.

    - Baixe antes o PDF.
    - Acesse o site aqui.

    • Funk de Natal

    Nesse aplicativo de realidade aumentada, o Papai Noel literalmente surge do seu papel e começa a dançar. E você pode mexer com ele, movimentando o papel e virando-o para os lados. (Estamos fora de época, mas é uma boa brincadeira para o Natal.)

    - Baixe antes o PDF.
    - Acesse o site aqui.

    • MINI

    Nesse é possível ver um Mini em todos os ângulos e ainda fazê-lo se mexer em cima da sua mesa, puxando o papel para os lados e virando cuidadosamente.

    - Baixe antes o PDF.
    - Acesse o site aqui (ao abrir a página no Internet Explorer, certifique-se de acessar uma função no topo da tela, na barra amarela, para instalar o complemento).

    • JORNAL DA GLOBO

    Até o Jornal da Globo entrou na onda e criou um anúncio que foi veiculado em vários jornais do país. Esse anúncio continha o símbolo da realidade aumentada e mandava você entrar no site para visualizar o efeito que, nada mais é do que um Notebook que “brota” do símbolo.

    - Baixe antes o PDF.
    - Acesse o site aqui.

    • Doritos Lover

    Uma campanha publicitária interessantíssima é a feita pela Doritos. O seu novo produto, Sweet Chili, trouxe a realidade aumentada na própria embalagem do salgadinho — melhor dizendo, no verso do pacote. Entrando no site do produto você pode libertar uma espécie de monstrinho chamado Doritos Lover, bastando apontar o símbolo para a câmera.

    Para acessar a função, entre no site e clique no botão Liberte seu Doritos Lover (é claro que você precisa obrigatoriamente ter um pacote do Sweet Chili para que funcione).

    - Acesse o site aqui.

    • Casos e exemplos da Go2nPlay

    Por ser uma empresa especializada em criar projetos de realidade aumentada, é possível encontrar vários exemplos em seu site. Sendo assim, você só precisa de um PDF para os próximos quatro exemplos que vamos mostrar abaixo.

    Baixe o PDF aqui.

    A vaca: que tal colocar uma vaca em sua mesa? A partir de uma modelagem relativamente detalhada, você pode ver uma vaca por todos os ângulos possíveis. (Só faltou mugir.)

    - Acesse o site aqui.

    Bandeja de restos: aponte a câmera para o papel e você verá uma bandeja com restos de comida no melhor estilo fast food surgir na sua tela.

    - Acesse o site aqui.

    Transformers: imagine ver Maximus Prime saindo da folha de papel? O objeto 3D que aparece é extremamente bem feito e detalhado, então o uso do processador é intenso e seu computador pode travar um pouco.

    - Acesse o site aqui.

    A galinha: uma galinha no estilo de desenho animado. Segundo os desenvolvedores, ao sacudir um pouco ela podem até sair ovos. Mas não conseguimos nada. Tente você mesmo e conte-nos se deu certo.

    - Acesse o site aqui.

    ●  ●  ●  ●  ●  ●

    O que será que virá a seguir? Quais serão as outras formas que a realidade aumentada aparecerá? Bem, agora que você experimentou essa nova tecnologia ainda em evolução, com muito ainda para se desenvolver, diga para nós o que achou nos comentários. E se souber de mais sites com aplicativos de realidades aumentadas, indique abaixo. Um abraço e até a próxima.

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.