Quer criar o próprio site? Veja 10 serviços que podem dar uma mãozinha

8 min de leitura
Imagem de: Quer criar o próprio site? Veja 10 serviços que podem dar uma mãozinha
Imagem: WordPress

Matéria publicada originalmente em 29/06/2015 e atualizada em 04/11/2021.

Hoje, é quase impossível destacar sua empresa, seus serviços ou até mesmo ideias sem ter um site. Automaticamente, a primeira reação a tudo é buscar no Google o que queremos, como o nome de uma marca, ajuda em qualquer tipo de coisa ou alguém especializado em alguma atividade. Contudo, como podemos achar essas informações se elas simplesmente não estiverem lá?

Ter um site na internet ou uma página (não confundir com perfil) em redes sociais é algo extremamente necessário para qualquer um que busque divulgar seu trabalho. Contudo, muitas pessoas se afastam dessa ideia simplesmente por acharem que não sabem como fazer isso.

Por mais que montar um local na web exija um pouco de conhecimento, há muitos serviços especializados em ajudá-lo a criar a própria página, necessitando de pouco ou até mesmo nenhum tipo de experiência na área. Neste especial, vamos listar 10 empresas que podem auxiliá-lo a montar seu próprio portal na internet.

1. WordPress

Sem sombra de dúvidas, esse é o serviço mais famoso para a criação de páginas na web. Segundo o próprio WordPress, cerca de 24% da internet utiliza a plataforma, ou seja, praticamente um a cada quatro sites que você visita usa os templates da companhia. Basicamente, ele oferece sites prontos (toda a parte estrutural e de design) para você inserir seu conteúdo.

O WordPress é totalmente gratuito, sendo possível escolher um tema entre os diversos oferecidos. Basta definir a opção que mais o agrade e começar a produzir ideias para sua página em uma interface intuitiva e didática. Se você quer apenas uma página de divulgação simples, o modelo sem custos do serviço vai servir perfeitamente.

WordPressFonte: WordPress

A plataforma oferece também algumas regalias pagas que podem tornar o site ainda mais profissional, como domínio próprio (que retira o ".wordpress" do link), mais opções de customização, ferramentas de segurança e hospedagem VIP. A maior parte dessas funcionalidades tem um preço modesto cobrado anualmente.

As estruturas predefinidas do serviço já utilizam o design adaptativo, um conceito que as ajusta automaticamente para qualquer resolução de tela e oferece uma visualização adequada em qualquer dispositivo.

Além disso, o WordPress oferece aplicativos gratuitos para iOS e Android, nos quais é possível editar e fazer publicações na página mesmo longe do computador. É possível utilizar o próprio modelo de host da empresa ou um servidor próprio.

2. Squarespace

Squarespace é uma plataforma que preza pela beleza dos sites, investindo em excelentes estruturas de web design. Além de bonito, o serviço é um dos mais fáceis de se utilizar, pois toda a interface praticamente "ensina" o que o usuário pode fazer. Infelizmente, todas essas vantagens não saem de graça. Diferente de alguns concorrentes, o Squarespace não oferece uma versão gratuita mais básica.

Há uma assinatura mensal mínima para utilizar o site, mas há opções mais caras que oferecem ainda mais recursos. O ponto de destaque do serviço é integrar o site com um sistema de e-commerce próprio. Contudo, essas regalias são totalmente em inglês, portanto pessoas que não dominam a língua podem ter dificuldades.

SquarespaceFonte: Squarespace

A plataforma ainda disponibiliza opções de criar o próprio logo com as ferramentas do site, utilizar um banco de imagem com mais de 40 milhões de arquivos e desenvolver o próprio template, além de oferecer aplicativos para utilizar o serviço fora de casa e receber feedback de acessos e cliques. Squarespace oferece também aplicativos para Android e iOS para facilitar a vida dos usuários.

Caso você queira saber se vale mesmo a pena, é possível testar o modelo do serviço por 14 dias sem precisar pagar. Se você não liga de gastar um pouco e procura uma ferramenta fácil de utilizar, que garante um resultado excelente e integra uma plataforma de e-commerce, então Squarespace pode ser a melhor opção.

3. Wix

O Wix, assim como o WordPress, é um dos maiores nomes do mercado quando o assunto é sites prontos. Você pode utilizar os templates e as ferramentas oferecidas pelo site para criar a própria página na web, além de ter interação nativa com ferramentas sociais, como Pinterest, Twitter e comentários via Facebook.

Seguindo o modelo dos demais serviços, o Wix tem um plano gratuito e algumas opções pagas que oferecem domínio próprio, remoção de propagandas, e-commerce, armazenamento e maior largura de banda. Independentemente de você optar por pagar ou não, todos os modelos de página são otimizados para se adequarem às telas mobile.

WixFonte: Wix

O diferencial da plataforma é a loja de aplicativos, que oferece ao usuário alguns complementos para o site, como formulários, integração com DropBox, live chat, reserva de restaurantes e organizador de compromisso. Apesar de a maioria deles ser paga, os apps não dependem de assinaturas mensais.

O Wix é ideal para novatos no assunto, mas que sabem o que querem, podendo buscar módulos separados dentro do Wix App Market para montarem o site ideal.

4. Shopify

Se você pretende criar um site para sua loja virtual, o Shopify pode ser uma boa opção. O construtor de site é reconhecido mundialmente como líder quando o assunto é e-commerce, pois oferece diversas opções de customizações e aplicativos para criação de um site prático.

ShopifyFonte: Shopify

Outro recurso bem interessante do Shopify é a integração com o WordPress e a venda de produtos pelo Facebook e pelo Instagram. Com o criador de site, você também consegue visualizar facilmente suas métricas de vendas.

Se você desejar mudar a forma de comercializar suas mercadorias, o Shopify tem uma ferramenta que monitora os produtos catalogando e criando um inventário de cada peça. Desse modo, se for necessário realizar alguma mudança no estoque, todo o processo é feito modo muito simples.

O Shopify está disponível em português, mas sua interface em inglês é bem intuitiva. O único ponto negativo da ferramenta é o preço, que pode ser um pouco elevado para quem está começando um negócio online.

5. Webnode

Webnode é outro serviço que utiliza o conceito de templates prontos, ótimo para quem busca pouco esforço na hora de colocar o site no ar. Contudo, existe um diferencial: a plataforma direciona o usuário logo no início para o que ele deseja construir, seja uma página web pessoal, seja um portal de e-commerce, indo direto ao ponto e evitando trabalho desnecessário.

WebnodeFonte: Webnode

Existe uma versão gratuita, na qual é possível desfrutar de grande parte dos recursos de forma limitada. As edições premium oferecem um espaço maior de armazenamento, mais contas de e-mail, opção de deixar o site bilíngue, backup etc.

Outro grande destaque de Webnode é a opção de usar o próprio domínio e criar conteúdo livre de propaganda, mesmo na versão gratuita.

6. SiteBuilder

Para site institucional, e-commerce ou blog, o SiteBuilder permite a criação de qualquer projeto de forma fácil e rápida. No melhor estilo "clicar e arrastar", a ferramenta tem boas opções de temas e outros recursos visuais interessantes para personalizar o site. E o melhor: todos os modelos de templates disponibilizados já são adaptados para o mobile.

SiteBuilderFonte: SiteBuilder

Voltado para iniciantes, o SiteBuilder conta com recursos de integração com mídias sociais, análise de sites e galeria de imagens. Outro diferencial da plataforma é o painel que exibe métricas importantes de SEO e marketing digital.

7. Mozello

Indicado para iniciantes, o Mozello é um criador de sites gratuito que oferece suporte para vários idiomas. A ferramenta disponibiliza um grande número de templates responsivos que permitem uma personalização básica para o site. O Mozello conta com uma funcionalidade completa para blogs, e-commerce, SEO e um espaço para armazenamento de até 500 MB sem custos.

MozelloFonte: Mozello

Por ser um editor de sites relativamente novo, o Mozello tem algumas limitações, como não oferecer a função "clicar e arrastar", o que pode dificultar um pouco na hora de mover ou adicionar um elemento ao layout do site.

Outro ponto a ser considerado é que, por ser gratuito, a própria empresa aproveita um pequeno espaço no rodapé dos sites desenvolvidos na plataforma para realizar a divulgação de sua marca. É um anúncio discreto e que não chega a impactar diretamente no visual do site.

8. Weebly

O Weebly é um criador de sites com duas modalidades de edição: uma clássica e voltada para quem deseja desenvolver um site mais básico e outra mais completa destinada para a criação de lojas online.

WeeblyFonte: Weebly

Ambas as funcionalidades são práticas e disponibilizam boas opções de temas, com configurações bem simples para que você consiga criar seu site ou sua loja virtual de modo prático e rápido. O Weebly ainda permite baixar aplicativos para uma melhor performance de SEO e administração do site por meio do App Center.

9. SITE123

O próximo editor é ideal para quem está criando o primeiro site. O SITE123 conta com diversos modelos de temas responsivos e aplicativos para melhorar o desemprenho do site.

SITE123Fonte: SITE123

Com a função "clicar e arrastar", o SITE123 permite reordenar a posição dos elementos da página ou adicione blocos de conteúdo. Os projetos criados pela ferramenta têm um design bonito e leve, o que garante um carregamento mais rápido da página independentemente da velocidade de internet.

10. GoDaddy Website Builder

O GoDaddy Website Builder é o criador de sites da GoDaddy com uma série de recursos interessantes. Com uma interface simples e fácil de usar, o criador de sites tem ferramentas de marketing digital integradas, como publicação nas redes sociais, e-mail marketing e SEO.

GoDaddyFonte: GoDaddy

Outro diferencial do GoDaddy Website Builder é que você pode usar um tablet ou o smartphone para criar e editar o site. O criador de site também disponibiliza diversos temas personalizáveis e ferramentas para a produção de conteúdo, incluindo a possibilidade de inserir fotos de alta qualidade do banco de imagens da Getty Photography.

O GoDaddy Website Builder tem o sistema de "arrastar e soltar", então não é necessário ter conhecimento em programação para desenvolver o projeto na plataforma. Além disso, você pode testar todas as funcionalidades do criador de sites gratuitamente por 30 dias.

Bônus: se você está procurando uma plataforma com a credibilidade de uma empresa conhecida no mercado, conte com a solução da HostGator, que também oferece um serviço de criação de sites. A ferramenta é supercompleta, com mais de 200 temas gratuitos para ajudar a iniciar a criação de seu site. Ficou interessado? Confira aqui.

HostGatorFonte: HostGator

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.