O que é World Wide Web?

  • Visualizações38.012 visualizações
Por Elaine Martins em 17 de Outubro de 2008

World Wide Web, o famoso WWW, é um sistema de documentos dispostos na Internet que permitem o acesso às informações apresentadas no formato de hipertexto. Para ter acesso a tais informações pode-se usar um programa de computador chamado navegador. Os navegadores mais famosos são: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Safari.

Era uma vez...

A idéia de World Wide Web surgiu em 1980, na Suíça. O precursor da idéia foi o britânico Tim Berners-Lee. Um computador NeXTcube foi usado por Berners-Lee como primeiro servidor web e também para escrever o primeiro navegador, o WorldWideWeb, em 1990.

Em 6 de agosto de 1991, Tim Berners-Lee postou um resumo sobre todas as suas idéias e projetos no grupo de notícias de nome alt.hypertext. Esta data marca a estréia oficial da Web como um serviço publicado na Internet.

World Wide Web.Desde então, a Internet cresceu em proporções gigantescas. A quantidade de informações que está disponível no universo online é muito mais do que você poderia assimilar durante uma vida inteira. A chance de ser perder em meio à tanta informação é muito grande, por esta razão é muito importante a forma como tais informações estão dispostas. É aí que entra o hipertexto.

O que é hipertexto?

Os hipertextos são textos exibidos em formato digital, os quais podem conter informações em formato de imagens, sons, vídeos, etc. O acesso a tais informações se dá por meio de links, que servem como uma ponte entre os mais diversos sites da Internet e seus conteúdos.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!