Google Nearby: resultados mais próximos à localização do usuário

1 min de leitura
Imagem de: Google Nearby: resultados mais próximos à localização do usuário

Na hora de realizar uma busca em um site qualquer, se torna cada vez mais importante estipular a localização em que estamos para obter informações relevantes à nossa vida.

Afinal, quando pesquisamos sobre a qualidade de atendimento de um restaurante ou informações sobre casas noturnas, não é muito relevante obter resultados sobre estabelecimentos localizados no outro lado do país.

Infelizmente, nem sempre nos lembramos desse detalhe, e temos que realizar a mesma busca duas vezes seguidas, uma delas inserindo o nome da cidade em que nos localizamos. Não seria muito mais prático simplesmente digitar o que se deseja e o sistema de buscas localizar automaticamente a localização mais adequada?

É justamente isso que faz o Google Nearby, uma nova ferramenta do site de pesquisas que permite obter resultados específicos com maior facilidade. Basta ao usuário digitar apenas uma vez no canto da tela o local desejado e todas as buscas posteriores serão feitas com a cidade, o estado ou o país em mente.

Como funciona o Google Nearby?

Atualmente, o Google Nearby só existe no domínio norte-americano do Google, ou seja, quem acessa o site brasileiro não terá essa função disponível no momento. Da mesma forma, caso o estado ou a cidade pesquisada não esteja situada nos Estados Unidos, os resultados exibidos não serão muito precisos.

Para ativar o Nearby, basta fazer uma pesquisa qualquer no Google e em seguida clicar na aba “Show Options” (Exibir Opções) para exibir as configurações avançadas do sistema de buscas. Logo abaixo da opção “All Results” (Todos os Resultados) está o botão “Nearby” (Próximo).

Ao clicar nele, surge a opção de escolher um local específico para fazer as buscas, com a alternativa de digitar um ou mais nomes para ajudar nas buscas (Por exemplo: “Los Angeles” ou “Los Angeles, CA”, indicando o nome do estado). Depois, clique no botão “Search” para que os resultados mais adequados à área selecionada sejam exibidos.

Embora a postagem no Blog Oficial da Google só tenha anunciado o serviço para localizações e usuários dos EUA, durante os próximos meses a ferramenta deve se espalhar por outros países ao redor do mundo. Tudo indica que os brasileiros poderão escolher a opção ainda neste ano, o que vai facilitar a pesquisa de dados em sites e blogs nacionais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.