Veja os passos necessários para registrar seu site!

4 min de leitura
Imagem de: Veja os passos necessários para registrar seu site!

Com a evolução da Internet, muitas coisas deixaram de ser para uso exclusivo de alguns, e passaram a fazer parte do cotidiano de usuários domésticos. Ter um site na Internet, por exemplo, já não é mais uma exclusividade de grandes empresas ou dos “nerds”.  É muito comum encontrar usuários de todos os tipos com páginas pessoas em domínios .COM.BR ou .COM.

Algumas informações importantes serão colocadas ao longo deste artigo, como: qual domínio escolher, como efetuar a compra de um domínio, qual o valor para se ter um site, etc. Se você sempre quis ter sua própria página, mas não sabia por onde começar, siga em frente na leitura deste artigo.

Para começar, o que é registrar um domínio?

Escolha seu domínio.Antes falarmos sobre registrar um domínio, é preciso entender o que é um domínio. Bem, o domínio nada mais é do que um nome para localizar e identificar um computador na Internet. Para que você não precisasse decorar números gigantescos para acessar um site, já que computadores só trabalham com número, o nome do domínio foi criado. Por isso é possível acessar o Baixaki digitando apenas www.baixaki.com.br na barra de endereços do navegador, e não uma dezena de números.

Ao registrar um domínio, você está dizendo, na verdade, que aquele é o seu nome na Internet e que você é o responsável pelo conteúdo disponibilizado no site.

Como e onde fazer o registro?

Existem duas maneiras de fazer o registro do seu domínio. Antes de qualquer coisa, no entanto, você precisa saber se ele está livre para uso. Para verificar a disponibilidade do endereço para sites nacionais, você pode acessar o serviço Registro.BR. Já para domínios internacionais, as informações podem ser obtidas acessando o RegistroCom.com. A  Hostgator também é uma ótima opção para quem busca obter domínios nacionais e internacionais.

Depois de verificar o domínio e se certificar que este está disponível, é hora de registrá-lo para você. A maioria dos serviços de hospedagem se encarrega do registro de domínios, basta que o usuário passe todos os dados corretamente. Além disso, usar um serviço de hospedagem para registrar seu domínio também facilita o apontamento do domínio para o servidor onde seu site estará hospedado e ter todos os serviços do seu site em um só lugar também facilita a sua administração financeira e técnica.

Quanto custa?

Os valores para registrar um domínio podem variar bastante de acordo com a extensão escolhida, que é o .COM ou .BR. Você pode encontrar extensões a partir de R$ 6,99 e até R$ 312,99. É interessante observar que na HostGator, por exemplo, alguns planos oferecem registro de domínio gratuitamente*, o que é outra vantagem de registrar seu domínio com um serviço de hospedagem.

Qual a vantagem dos serviços de hospedagem?

Além dos servidores, mais vantagem com os serviços de hospedagem.Para aqueles usuários que não possuem conhecimentos avançados ou que não têm condições de montar seu próprio servidor, o melhor a fazer é contratar alguma empresa que preste os conhecidos serviços de hospedagem.

Além de ceder os servidores para que você possa colocar seu site na Web, estas empresas facilitam muito a vida dos usuários, disponibilizando diversas ferramentas e scripts prontos. É só copiar e colar no código do site.

Por outro lado, se alguma coisa acontecer com os servidores, fazendo com que o seu site fique fora do ar, você estará dependendo totalmente dos prestadores deste serviço de hospedagem. Mas a dor de cabeça em arrumar tudo o mais rápido possível também é passada para outra pessoa.


DICAS GERAIS


Que nome usar para o domínio?

É muito comum os usuários ficarem em dúvida quando o assunto é um nome para o site e para o domínio. Algumas dicas podem ajudar você a decidir qual o melhor nome para o seu domínio.

Qual nome de domínio usar?

Dê preferência para nomes curtos, fáceis de serem lembrados e que, de certa forma, façam referência ao conteúdo do site. Se o domínio foi criado para que não precisássemos memorizar números gigantes, não há razões para usar algo como: “sitelegaldedownloadsdeprogramasejogos.com.br” como domínio, não é?!

É importante também não utilizar nomes que possam infringir direitos autorais. Utilizar parte do nome de outro site também vai contra as leis de direitos autorais, então, para não ter dores de cabeça com isto mais tarde, escolha muito bem o domínio antes de registrá-lo.

.COM, .NET, .COM.BR, .INFO... qual domínio escolher?

Domínio de acordo com o conteúdo.Tudo depende do conteúdo que vai ser disponibilizado no site. Os famosos .COM e .COM.BR, por exemplo, são mais indicados para sites comerciais, embora isso não impeça que usuários comuns os utilizem.

Alguns domínios, como .GOV.BR, .B.BR e .JUS.BR, exigem documentação específica para que o usuário possa utilizá-los. Os demais, em tese, podem ser utilizados sem problemas, apresentando apenas com número de CPF ou CNPJ.

Vale comentar

A maioria das atividades profissionais possui um domínio. ADM.BR, por exemplo, indica que o site trata de assuntos sobre administração. Já o  ETI.BR diz respeito ao conteúdo de Tecnologia da Informação, e assim por diante. Confira a lista completa de domínios nacionais acessando do Registro.BR.

O artigo sobre os passos básicos para criação de sites fica por aqui. Agora é com vocês usuários. Não deixem de postar suas experiências com criação de sites e blogs.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.