O que é Silverlight?

Conhecendo um pouco sobre o plugin que veio tomar o trono do Flash.
  • Visualizações118.314 visualizações
Por Rodrigo Prada em 14 de Junho de 2012

O que é Silverlight? (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Ao usar seu computador, você provavelmente já se deparou com o programa Microsoft Silverlight. Com sorte, você talvez até saiba que este aplicativo tem alguma utilidade para a web, mas o conhecimento da maioria das pessoas sobre o software não passa disso. De fato, ele é muito mais simples e útil do que você imagina, tanto que muitos o utilizam diariamente sem nem terem ideia disso.

Mas, afinal de contas, o que é o Silverlight? Esta ferramenta é, na verdade, um plugin criado para competir diretamente com o famoso Adobe Flash, permitindo que você visualize vídeos, animações e aplicativos da web – mas com um novo padrão de qualidade.

Um concorrente de peso

É provável que você esteja se perguntando, neste momento, quais as vantagens que este plugin tem em relação ao tão difundido Flash. E a resposta é: muitas. Para começar, o Silverlight possui um suporte a várias linguagens de programação diferentes, como AJAX, C#, Python, Ruby e Visual Basic.

Outra característica interessante do Silverlight é que ele permite a computadores menos potentes a capacidade de exibir conteúdo em 1080p, através de seu software de aceleração 3D. E, no caso de uma pessoa resolver utilizar esse plugin para assistir filmes, o sistema de economia de energia inteligente entra em ação, impedindo que a tela escureça enquanto o vídeo estiver em execução.

.....

Agora que você já sabe para que serve o Silverlight, não precisa mais ter medo. Instale-o de uma vez em seu PC. Embora ele ainda não seja tão famoso quanto o Flash, este plugin definitivamente se mostra bem capaz.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!