Como traduzir documentos com o Google

1 min de leitura
Imagem de: Como traduzir documentos com o Google

O buscador do Google não apenas virou sinônimo de eficiência para encontrar páginas como ganhou seu próprio verbo no vocabulário de várias línguas, principalmente no inglês. Por exemplo, a frase “I google something” ficaria “eu pesquiso algo no Google”. Parece estranho? Pois fica pior: em português o verbo é “googlear” ou “guglar”.

Essa é somente uma amostra da influência da empresa na vida dos usuários porque o buscador é uma ferramenta entre mais de 50 aplicativos e serviços oferecidos pelo Google. E ainda são lançadas novidades no Google Labs todos os meses.

Precisa de tradutor?


Entre as inúmeras ferramentas também está o Google Tradutor, serviço para traduzir termos e páginas da Internet para diversos idiomas, que recentemente trouxe uma novidade para seus usuários: enviar um documento diretamente para o tradutor.

Como? É muito fácil. Acesse a página inicial do Google Tradutor, clique no link “envie um documento” e escolha o arquivo que deseja traduzir. Lembre-se que são compatíveis os documentos do Word, PowerPoint, PDF, HTML e arquivos de texto.

Não se esqueça de selecionar em qual idioma o texto se encontra e para qual idioma você quer traduzir.

Envie documentos direto para o Google Tradutor

O texto usado de exemplo é do artigo Mito ou Verdade: Desfragmentar muitas vezes o disco rígido pode estragá-lo?. Quem possui conhecimentos de inglês pode observar que a tradução contém erros e algumas frases não expressam o sentido original.

Vale ressaltar que, apesar de apresentar algumas falhas, o sistema está mais apurado para traduções para o inglês. Ao contrário de traduções para o português, que apresentam muito mais erros.

Texto traduzido pelo Google Tradutor

A adição desse recurso significa que você está livre do “Ctrl+C, Ctrl+V”, ou menos nesse aspecto. Como a tradução é exibida na página do navegador, é preciso copiar e colar o texto para outro programa se você queira salvar o texto no outro idioma.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.