O que é xDSL?

2 min de leitura
Imagem de: O que é xDSL?

Com a crescente demanda por serviços de Internet, a tecnologia das conexões pelo sistema de discagem mostrava sinais de desgaste, apresentando limitações graves ao desenvolvimento do mundo online. Velocidade extremamente limitada, quedas constantes de conexão e a impossibilidade de se utilizar o telefone para fazer ligações são algumas das piores lembranças desses tempos. Eliminar esses problemas, sem precisar criar novas redes de telecomunicação é a grande vantagem do xDSL, uma das tecnologias de banda larga mais utilizadas atualmente.

O significado do nome

O x do xDSL é somente um nome genérico, para definir uma família de protocolos que trabalham com o sistema Digital Subscriber Line. Portanto, não estranhe se você tiver em sua casa uma conexão ADSL e ver por aí anunciadas conexões com nomes como HDSL, SDSL e VDSL. Todas são baseadas na mesma tecnologia, o que vai mudar é a forma como os dados são transmitidos, de forma simétrica ou assimétrica.

Como funciona

O xDSL utiliza dos mesmos fios da linha telefônica

A grande vantagem do xDSL em relação às demais tecnologias de conexão por banda larga é aproveitar dos mesmos fios de cobre trançados utilizados por linhas telefônicas digitais comuns. Dessa forma, o sistema abrange uma imensa área de cobertura e dispensa o processo de passagem de novos fios pela parede.

Durante uma ligação comum, a conexão entre o assinante e a central telefônica utiliza frequências que variam entre 300 e 3400 Hz para a transmissão dos sinais de voz. A tecnologia das conexões discadas funciona utilizando estas mesmas frequências, o que explica a impossibilidade de fazer e receber ligações enquanto se utiliza a Internet.

As técnicas digitais de processamento de sinais utilizadas pela tecnologia xDSL permitem a utilização de frequências entre 4000 Hz até 22000 Hz, que evitam o surgimento de interferências com a faixa utilizada para a transmissão de voz. Para fazer essa divisão de frequências, é necessária somente a instalação de um filtro de linha, responsável por separar os sinais que vão para o telefone e aqueles destinados ao computador.

Qual a diferença entre o xDSL e conexões a cabo?

xDSL abrange mais áreas que a conexão a cabo

A maior diferença entre os dois tipos de conexão está no limite de velocidade alcançada e no cabeamento necessário para utilizar cada uma. Enquanto as conexões baseadas em xDSL possuem velocidades que variam de 128 kilobits por segundo (kbps) até 24 Mbps, dependendo da tecnologia utilizada, as conexões por cabo variam de 70 kbps até 150 Mbps, abrangendo mais velocidades que a concorrente, através do uso da banda não utilizada pela TV a cabo.

Enquanto na velocidade a tecnologia xDSL leva desvantagem, em matéria de disponibilidade de rede ainda abrange muito mais áreas. Praticamente toda residência possui uma rede telefônica digital instalada e está apta a utilizar desta tecnologia, pois somente algumas poucas cidades ainda trabalham com o sistema analógico. Já as conexões a cabo ainda estão limitadas a áreas muito específicas, normalmente localizadas em grandes centros urbanos. Além disso, sua instalação exige a passagem de novos cabos, processo que pode ser dificultado pela arquitetura do imóvel utilizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.