YouTube: colocando legenda nos seus vídeos

6 min de leitura
Imagem de: YouTube: colocando legenda nos seus vídeos

Desde seu lançamento em 2005, o site de vídeos YouTube não deixa de oferecer novidades. Agora, além de colocar os vídeos, podemos colocar comentários e até legendas. Neste tutorial, veremos como colocar legendas em seus vídeos no YouTube.

Formatos de Legendas

As legendas que você coloca nos vídeos são do mesmo formato que você coloca nos vídeos e filmes que você assiste em seu computador, o SRT e o SUB. Então, caso você tenha pronta alguma legenda para algum dos seus vídeos, basta carregá-la no site. Mais adiante veremos como fazer isso.

Mas, caso você não tenha pronta uma legenda, existem alguma formas de fazer isso. Uma delas é utilizar um dos diversos programas para criar e editar legendas nos seus vídeos e depois carregá-la no site. Outra forma é utilizar o Captiontube, um serviço online gratuito que permite a criação de legendas para os vídeos do YouTube de forma simples e rápida.

O primeiro passo é importar os vídeos pára fazer legenda

Começando com o Captiontube

O site do Captiontube é bastante simples e direto. Ele foi feito exclusivamente para fazer as legendas. Ele pede que você faça login, mas não precisa criar nenhuma conta, caso você já tenha uma conta no Google. Ele usa essa conta para armazenar informações pessoais e salvar as legendas que você já fez.

Uma vez logado no site, você pode escolher os vídeos para os quais você quer criar legendas. Existem duas formas de fazer isso. Você pode escolher um vídeo específico ou escolher entre a lista de seus vídeos pessoais.

Para escolher vídeos específicos, uma vez logado, você precisa clicar em “Go to my vídeos”. O site o levará à sua página de vídeos. No lado direto você encontrará as opções “Personal Vídeo” e “Specific Vídeo”. Clicando no botão “Specific Vídeo” a você será pedido para colocar o endereço direto do vídeo. Esse endereço pode ser encontrado na página do vídeo no YouTube numa caixa, na barra de informações, chamada “URL”. Você só precisa copiar e colar no espaço correspondente e pronto! Esse vídeo já passa a fazer parte da sua lista de vídeos para criar legendas.

Coloque o endereço direto do vídeo que você quer importar

Para escolher um vídeo da sua lista pessoal, você precisa acessar sua página do YouTube e autorizar esse processo. Se você já está logado na sua conta no YouTube ao fazer isso, o site abre diretamente a página para autorizar o processo. Caso contrário, você terá que fazer login antes no YouTube. A seguir, você verá uma lista com seus vídeos para escolher. Basta selecionar qual você quer e clicar em “Import”.

Você pode fazer legendas para vídeos de sua lista no youtube

Esse processo vai adicionar vídeos à sua biblioteca de vídeos no Captiontube. Quanto mais vezes você fizer isso, mais vídeos terá para editar. Mas lembre-se somente de adicionar um vídeo de cada vez, pois se tentar adicionar o mesmo vídeo mais que uma vez, ele aparecerá várias vezes na sua lista.

Criando as legendas

Ao verificar seus vídeos no Captiontube, você verá opções de Preview, Edit e Delete para cada um deles. O Preview permite que você assista ao vídeo para ter certeza que é esse que você pretende legendar. O Edit abre uma página de criação de legendas. O Delete apaga o vídeo da sua página no Captiontube, mas não faz nada com o original no YouTube.

Ao clicar em Edit, você será levado a uma outra página para criar legendas para aquele vídeo. De um lado você vê o vídeo, do outro você cria a legenda e abaixo você tem uma linha do tempo com as legendas criadas.

Tela de edição de legendas no Captiontube

Ao lado da linha do tempo, você tem algumas opções, como editar a atual legenda, um verificador de palavras por minuto, zoom e adicionar novas linhas de legenda. Isso permite que você consiga criar mais de uma legenda para seu filme. Se você quiser, por exemplo, pode criar legendas em mais de um idioma, ou uma legenda com comentários e outra com tradução. Ou criar quantas legendas quiser para aquele mesmo vídeo.
Tela de edição de legendas

Editando as Legendas

Na parte direita da tela você encontra a área de edição de legendas. Aqui, você encontra basicamente três comandos: “+Add Caption”, um botão de play e “Export captions”.

Ao clicar em “+Add Caption”, você tem a opção de adicionar uma nova legenda. Aqui, existem três coisas que você precisa preencher: o texto da legenda, o tempo inicial e a duração da mesma. Aqui talvez seja a parte mais complicada, pois para cada parte do vídeo, você deve colocar a legenda apropriada e calcular um tempo de duração bom para que ela permaneça visível.

A opção

Para ajudá-lo, você pode ativar a opção “Toggle words per minute overlay”, que vai modificar as cores das legendas, indicando em azul os textos que tem bastante tempo para serem lidos, em amarelo aqueles com tempo suficiente e em vermelho os que tem pouco tempo para serem lidos.

A qualquer momento você pode editar uma legenda já criada, simplesmente clicando sobre seu correspondente na linha do tempo. Isso pode servir para fazer correções, caso você perceba que escreveu alguma coisa errada ou que precisa modificar o tempo da legenda.

Linha do tempo com a opção

Testar e Revisar

A qualquer momento você pode testar sua legenda clicando na aba Preview. Ela vai abrir uma outra tela com o vídeo selecionado e as opções de legenda que você fez. Ao clicar em play, o Captiontube mostrará o tempo corrente e, ao surgir a legenda, aparecerá tanto no vídeo quanto na própria tela, junto com as informações de tempo de início e duração. Assim, você pode verificar a existência de algum erro antes de finalizar o projeto.

Finalizar e Exportar

Clicando novamente em Timeline, você irá para a aba de edição das legendas. Corrija o que você achar necessário e depois clique em “Export Captions...” para criar um arquivo SRT ou SUB. Ao fazer isso, o site abrirá uma janela com as seguintes opções:

São três as opções para exportar legendas no Captiontube

Download the captions as a file: Permite que você crie um arquivo SUB ou SRT para fazer download para seu computador. É esse arquivo que depois você irá colocar no YouTube. Para tal, basta clicar no botão “Download Now” e salvar em seu computador.

Email the captions: Aqui, você pode enviar o arquivo SUB ou SRT para seu email ou enviá-lo para algum amigo. Dessa forma, você pode criar legendas para vídeos que não lhe pertencem e mandar para o dono do vídeo colocar no YouTube. Nesta parte, você deve preencher o endereço do destinatário e escrever uma mensagem. A legenda será enviada como anexo.

Você pode mandar sua legenda por email. É só colocar o endereço do destinatário e uma mensagem.

Copy and paste the caption text: Nesta opção você pode salvar o arquivo no formato TXT para depois alterá-lo manualmente em seu computador, ou copiar e colar no Bloco de Notas para depois salvar com a extensão SRT ou SUB.

Adicionando as legendas ao Vídeo

Primeiro, clique em O próximo passo é adicionar o arquivo SRT ou SUB no seu vídeo do YouTube. Para tal, acesse sua conta no site e vá até o vídeo para o qual você fez a legenda. Clique no botão “Editar Vídeo” e depois na aba “Legendas”. Nessa aba, você verá qualquer legenda que você já tenha adicionado ao filme, além da opção de adicionar, a partir de seu computador, qualquer outra legenda disponível.

Depois, clique na aba

Clique em “Arquivo” e selecione em seu computador o arquivo SRT ou SUB que você acaba de criar. Depois será preciso você dar um título à sua legenda, para que os usuários a identifiquem e escolham o idioma da legenda. Assim, caso você queira, você pode criar quantas legendas quiser em quantos idiomas quiser, tudo para facilitar a visualização por outras pessoas de outros países.

Finalmente, clique em

Concluindo

Espero que essas dicas sejam úteis. Vale lembrar que você só consegue adicionar legendas nos vídeos que você possui acesso ou que você mesmo tenha carregado no YouTube. Mas pode fazer a legenda do vídeo que quiser e, caso o vídeo não lhe pertença, você pode enviá-lo para o dono para que ele mesmo adicione no YouTube.


Você já conseguiu criar legendas para o YouTube? Conte-nos sua experiência!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.