Dicas para usar melhor o Orkut

4 min de leitura
Imagem de: Dicas para usar melhor o Orkut

Como os usuários estão sempre procurando novidades e formas mais interessantes de se comunicar pela rede social do Google, o Orkut, preparamos algumas dicas e truques para melhorar sua navegação e tirar todo proveito dos recursos dessa rede de relacionamentos, dominada pelos brasileiros.

Envie fotos de álbuns bloqueados

A política de privacidade do Orkut permite que os usuários restrinjam suas fotos para pessoas que não estão na sua lista de amigos. No entanto, existe uma forma de burlar essa restrição e enviar um link com as fotos para quem você quiser, mesmo que a pessoa não esteja na lista de amigos. É claro que não será possível ver os comentários e a descrição da foto, mas é a forma mais fácil de mostrar uma foto bloqueada.

Se você usa o navegador Firefox, clique com o botão direito do mouse na imagem e selecione “Copiar endereço da imagem”, agora, é só colar o link onde desejar. No Internet Explorer o caminho é mais complicado: clique com o botão direito do mouse na foto e selecione a opção “Propriedades”. Em seguida, aparecerá uma janela com detalhes da imagem, copie o endereço (URL) da foto e envie para qualquer pessoa.

Em alguns navegadores é possível arrastar a foto para uma nova aba, ou então, arrastar para a própria barra de endereços. Assim, a foto será exibida isoladamente. Agora é só copiar o link da barra de endereços e colar no fórum, Messenger, página de recados, etc.

Salve o contato de quem você gosta.

Amigos para sempre

O Orkut é uma forma de se conectar a amigos e conhecidos, muitos deles você guarda no coração e gostaria de manter contato sempre. A página de gerenciamento de amigos do Orkut possui uma opção de backup capaz de exportar os dados de seus contatos no formato CSV para seu computador. Este arquivo pode ser visualizado no Excel ou aberto por qualquer cliente de email, como o Outlook.

oirártnoc oa odnevercsE

Não entendeu o título? Leia de traz para frente. O código ‮, colocado no início do texto, faz com que cada linha da página de recados ou fórum fique escrita de traz para frente. Isso é usado em textos onde a escrita é feita ao contrário, como nos idiomas orientais.

O ressuscitador

As comunidades do Orkut tratam de diversos assuntos, como jogos, música, culinária, séries e muito mais. Nelas é possível postar dúvidas, comentários, notícias e jogar papo fora. As que mais se destacam são aquelas que possuem milhares de usuários e, por isso, é bem provável que o seu tópico fique esquecido em algum lugar da segunda ou terceira página.

Para dar uma "ressuscitada" no tópico e reativar a discussão sem dizer nada, coloque os códigos [i][/i] no corpo da mensagem e envie. Assim, o tópico ficará no topo da lista e pode ser que alguém responda sua dúvida mais facilmente.

Navegação rápida

Utilizando a combinação de teclas ALT+SHIFT, o usuário consegue alternar entre as páginas do Orkut facilmente sem precisar usar o mouse. Pressione a combinação de teclas ALT+SHIFT+C para acessar a página de comunidades. Com ALT+SHIFT+S é possível acessar a página de recados (Scraps) e ALT+SHIFT+H volta para a página de início (Home). Depois de tudo conferido, pressione ALT+SHIFT+L para efetuar logoff.

Orkut toolbar

Apesar de ter opção para formatar mensagens da página de recados e em fóruns, o Orkut não possui uma ferramenta que facilite a edição de postagens. Entretanto, quem usa o navegador Firefox pode contar com uma ferramenta que permite editar os textos de forma fácil e rápida.

Vários atalhos para navegar mais rápido.

O Orkut Toolbar é um complemento para o Firefox que contém diversos recursos para você formatar textos, inserir imagens, links, emoticons e assinaturas. Além disso, ele possui um menu que possui todos os links que levam você diretamente para as páginas do Orkut, o que torna a navegação mais rápida.

Recados no celular

Algumas pessoas são tão vidradas no Orkut que não podem ficar dois minutos sem ver a página de recados. Agora, elas não precisam mais ficar na frente do computador para ver ou mandar recados. O Orkut possui um sistema que envia e recebe recados pelo celular através de SMS.Veja recados de qualquer lugar do mundo pelo celular.

O serviço não é gratuito, mas é mais barato do que um SMS normal, isso varia de acordo com a operadora. Atualmente, o serviço está disponível para as operadoras Claro, Amazônia Celular, Brasil Telecom, Oi, Telemig Celular, TIM e Vivo. Algumas possuem tarifas diferenciadas, confira as taxas nesse link.

Para configurar o serviço, vá para a página de configurações do Orkut e clique na aba “Celular”. Agora, selecione a operadora do seu celular e insira seu numero com o DDD. Veja mais detalhes nesse artigo e comece a receber e enviar recados pelo celular.

Orkut discado

Muitas pessoas ainda usam a internet discada como principal forma de se conectar à internet, o que torna a navegação demorada. Foi pensando nisso que o Google disponibilizou uma forma mais simples de visualizar as páginas do seu portal para esse tipo de conexão, incluindo o Orkut.

Para aplicar essa visualização, abra a página de configurações na aba “Geral” e procure a opção “Internet lenta”. Selecione a opção “exibir a versão do orkut para Internet lenta” e clique em “salvar alterações”. Dessa forma, a navegação fica mais rápida porque não são exibidas imagens na página inicial e na página de recados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.