Dicas para você destacar seu perfil no Orkut

3 min de leitura
Imagem de: Dicas para você destacar seu perfil no Orkut

Quem acompanha o Orkut desde sua criação sabe como o site de relacionamentos sociais do Google mudou. Hoje, com a extrema aceitação brasileira a este serviço, não é fácil se destacar no meio da multidão. Veja nesse artigo o que você pode fazer se você quer ter um perfil famoso em meio a tantos rostos!

Um pouco de história

Quando surgiu, em 2004, o Orkut trazia em sua página inicial uma pergunta que resumia bem a ideia do site: “Quem você conhece?” O serviço indicava suas amizades e relações. Ter uma linha extensa de amigos e “amigos de amigos” era um forte indicativo de uma pessoa popular. A partir do momento em que uma pessoa era vista como alguém que conhecia muita gente, era fácil criar uma simpatia inicial e um desejo de se aproximar dela.

Hoje, o número de amigos ainda é um fortíssimo indicativo de popularidade no Orkut, mas não é só isso. Há diversos traços em um perfil que podem atrair um número grande de amigos e usuários relacionados. Neste artigo, vamos mostrar quais são esses atrativos e como você pode tirar proveito deles.

Para começar: crie e seja participativo

Ter uma comunidade grande ou então ser bastante participativo em uma é meio caminho andado para fazer seu nome. Na hora de criar uma comunidade, atente para temas e situações que atraem o interesse geral. É divertido criar uma comunidade sobre amar o Sol, mas o apelo desse tema não se estende ao público geral do Orkut hoje em dia.

Crie comunidades com temas envolventes e diferentes.Não adianta também criar uma comunidade com situações muito específicas, pois o apelo é baixo. A exceção talvez seja a comunidade “Eu odeio acordar cedo”, simplesmente a maior do Orkut. A razão do sucesso dessa comunidade foi a antecipação do seu criador. Hoje, a criação de comunidades está tão banal que é praticamente impossível que um caso como esse se repita.

Com a comunidade criada, não adianta ficar de braços cruzados assistindo as discussões sem fazer nada. Participe, crie regras e certifique-se de que elas estão sendo cumpridas. Mantenha os assuntos atualizados e crie tópicos novos com frequência. Seja criativo e incentive outros tipos de participação, como enquetes, votações e pesquisas.

Se você não pode passar muito tempo moderando a comunidade, passe esse cargo para pessoas de confiança. Veja se você consegue organizar períodos para que sempre haja alguém de olho durante boa parte do dia.

Uma dica muito boa é relacionar a sua comunidade com outras já famosas. Tente conversar com os donos para ver a possibilidade de relacionar a sua comunidade também. Outra possibilidade é ter uma comunidade em sua homenagem. E quanto maior o número de participantes dela, maior sua chance de cair nas graças dos “orkuteiros” de plantão.

Lembre-se: muitos usuários do Orkut geralmente querem se relacionar com pessoas participativas em comunidades ou até mesmo donos delas.

Perfil “simpático”

Quem não tem interesse em ter uma comunidade ou participar ativamente de uma tem em seu perfil a chance de ganhar “seguidores”. Por exemplo, um número exorbitante de recados (scraps) pode indicar uma popularidade alta. No entanto, não apagar recados a fim de manter este número alto envolve riscos à sua privacidade. É você quem deve analisar este risco.

Possuir um número alto de amigos, chegando até a passar dos 1000 para que você tenha que criar outro perfil também é um atrativo. O problema é que, em quase todos os casos, a maioria desses são “orku-amigos”, ou seja, pessoas que de fato você nem sabe quem são. Vale a pergunta: mais vale um amigo verdadeiro na vida fora do Orkut ou milhares de amigos “virtuais” no site?

Números que indicam um perfil popular no Orkut.

Se dando bem em pesquisas

Uma dica para que você se dê bem também é tentar encaixar no seu perfil palavras que são utilizadas com frequência em pesquisas por usuários. Dessa maneira seu perfil pode aparecer logo entre os primeiros resultados. Uma foto chamativa pode render muitas visitas nessa situação.

Lembre-se que encontrar quem se quer no Orkut é difícil. Então aproveite e “se meta” nos resultados de outros tipos de busca para se destacar.

Veja como é possível

Um outro tipo de popularidade

Mesmo com um número alto de admiradores, nada melhor para sua popularidade do que manter contato. Há quem diga que a verdadeira popularidade se dá no tratamento e na atenção que você porporciona aos seus amigos, reais ou virtuais.

Por mais que seja difícil, não confie somente em um álbum com ótimas fotos, dê voz ao seu perfil. Nem que seja somente um “oi” para seus amigos, mantenha contato com quem for possível e com frequência. Isso é certeza de pontos para você.

Para concluir: é preciso ser popular?

Claro que não. Cada um sabe para que serve o seu perfil no Orkut. Isso é apenas uma vontade de muitos usuários que não precisa ser seguida como regra. Este artigo apenas procurou dar uma mãozinha para quem busca mais amigos e mais relacionamentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.