Serviços online para construção de sites

7 min de leitura
Imagem de: Serviços online para construção de sites

Criar sites era um bicho de sete cabeças até alguns anos atrás. Bem, pelo menos para aqueles que não queriam nem saber sequer de chegar perto de um código HTML. E, o pior de tudo, é que nem sempre o site ficava bonito ou como nós queríamos. Felizmente, hoje em dia, há serviços que auxiliam em absolutamente tudo.

Com assistentes ou modelos prontos, há serviços de hoje em dia que permitem que você crie um site em passos tão simples, mas com a cara de um trabalho extremamente profissional. Tudo depende do que você procura.

Abaixo você confere uma seleção de vários serviços online para criação dos mais variados tipos de websites (talvez não os melhores, pois esses são sempre os que menos conhecemos). Isso significa que você não vai precisar baixar nada, porque são “aplicativos” que rodam diretamente em seu navegador.

Construção de sites em poucos passos

HostGator - O serviço de Criador de Sites é super completo e garante que todas as necessidades do seu projeto sejam atendidas. Ele possui desde o editor “arrasta e solta” até integração com ferramentas de SEO, para ser encontrado, e Google Analytics, para acompanhar seus resultados. 

Hosgator

Você pode escolher entre os mais de 200 temas grátis e, inclusive, pode customizar todas as opções e pode personalizar a versão mobile do seu site. Além do Criador, você também terá acesso à contas de e-mail profissionais, Certificado SSL e integração com as redes sociais, PayPal, PagSeguro e Correios, se quiser criar o seu próprio e-commerce no plano Loja Online

Wix — Um serviço muito poderoso para construção de sites em flash com cara profissional. É possível fazer uma página totalmente interativa, cheia de animações na tela e com todo tipo de conteúdo.

A melhor parte é que o serviço não dá tudo de bandeja. Ou melhor, até dá, mas permite que você personalize absolutamente tudo, da maneira que quiser. Você pode adicionar uma diversidade realmente gigantesca de elementos, sejam só enfeites ou imagens, músicas, vídeos, textos e widgets (miniaplicativos web).

Essa personalização permite efeitos curiosos, com animações e movimentação que deixa o site realmente vivo. E a construção é realmente a de um site completo, pois você pode ir adicionando páginas conforme a necessidade. Depois, basta hospedar o seu site no próprio serviço. Cheio de recursos e animações — simples e fácil.

Google Sites — O grande Google não podia deixar de ter o seu próprio criador de sites. O Google Sites permite que absolutamente qualquer pessoa crie um site sem o mínimo conhecimento de sequer uma tag HTML. É uma ótima maneira de mostrar para qualquer pessoa que criar um site pode ser tão fácil quanto escrever um email.

A vantagem é que você só precisa ter um login do Google para poder utilizar o serviço. Depois, basta escolher um dos modelos prontos (pode ser um em branco) e começar a sua página. Você pode permitir que várias pessoas editem. A página fica até meio semelhante a um blog, bom para usar como ponto de encontro para avisos, compartilhar informações, ou criar um projeto, por exemplo. No entanto, o espaço é meio limitado: 100 MB.

SynthaSite — Depois de um breve cadastro, uma espécie de assistente aparece na tela. Basta então preencher com dados, como o nome do site uma descrição, para que um layout praticamente pronto aparece em sua tela.

Você pode modificar e acrescentar o que quiser em seu site, sejam textos, arquivos, links, imagens, tabelas etc. Divididos em categorias, há alguns widgets também para adicionar em sua página: vídeos do YouTube, mapas do Google Maps, leitor RSS, slider de imagens. Depois, é só hospedar no servidor do próprio serviço ou baixar seu site e hospedar no local de sua preferência. Muito fácil de usar e completíssimo.

WebNode — Preparado para atender a Web 2.0, o serviço apresenta uma grande quantidade de recursos para criar a sua página, como os gadgets e widgets, que garantem ótima interação do website com os futuros usuários. Isso inclui desde enquetes até fóruns de discussão. Você pode adicionar em sua página o que quiser, através dos menus organizados no topo ou no lado da tela.

Há inclusive uma opção chamada Webnode Builder, para administrar e criar sites completos, blogs, álbuns etc. Você também pode criar menus e editar imagens diretamente, adaptando da melhor maneira possível ao seu site. Depois, através do próprio Webnode, você pode acompanhar estatísticas do seu site para saber como está o andamento dele.

Freewebs — Faça um site inteirinho, adicionando imagens, músicas, vídeos, menus, livro de visitas, fórum e muito mais. Você pode criar uma página simples e normal ou super completa, com personalizações inclusive avançadas (com edição CSS).

Tudo isso pode ser feito a partir de templates prontos, para que você não precise começar do zero. Por ser intuitivo, o serviço só pede que você ao menos tente conhecê-lo antes, para poder usá-lo da melhor maneira possível.

Roxer Beta — Nesse serviço, a facilidade de uso é o que mais chama a atenção. Em primeiro lugar, porque você não precisa ser o maior entendedor de nenhum código para conseguir construir um site. Depois, porque tudo nele é baseado em poucos cliques.

Você pode editar tudo que quiser, bastando clicar em um cadeado para “libertar” o seu site para edição. Depois, é só clicar e arrastar o conteúdo pela tela até achar o melhor jeito para você. É possível adicionar vários itens que você quiser, como textos, formulários de comentários, vídeos, imagens e muito mais. Depois é só hospedar no próprio serviço — seu site ficará no estilo meusite.roxer.com.

doTemplate Beta — A partir de modelos prontos, basta modificar tudo até obter o resultado desejado. Ele tem ferramentas muito organizadas e se atualiza conforme você realiza modificações. Quando terminar, é só baixar a página e copiar o código para uma página no servidor em que você está hospedando.

Entretanto, dá para dizer que é um serviço apenas parcialmente gratuito, já que alguns dos templates são pagos. Mas é um bom local para criar um modelo personalizado. Resumindo: você escolhe um template pronto, modifica-o e baixa o código para usar em seu site. A melhor parte é que você não precisa nem se cadastrar no site.

ComfyPage — O serviço baseia-se praticamente durante todo o processo em um assistente para a criação da sua página. Você escolhe o que pretende com a página, coloca alguns dados e escolhe um dos modelos de layout (há vários).

Depois, o serviço gera automaticamente a sua página e basta editar tudo para deixar do jeito que você quer. É tudo automático e não existe conhecimento, pois os editores consistem no Rich Text (aquele dos emails ou de postagem em blogs).

Criando ou alterando algo para o site que já existe

IzzyMenu — O serviço permite que você crie menus profissionais em CSS ou DHTML com pouquíssimos e cliques e total facilidade. Você pode personalizar absolutamente do jeito que quiser e depois apenas baixar o menu para incorporar em seu site. É claro que não poderia ser diferente: esse também traz uma porção de modelos prontos.

CSS Tab Designer — A partir de um código CSS (Cascading Style Sheet — Folha de Estilo em Cascata), você pode criar menus em abas com extrema facilidade: escolha um modelo, modifique-o do jeito que você quiser e copie o código para o seu site. É uma pena que não haja tantos modelos, mas é um bom quebra-galho.

CSSTXT
— Gere códigos CSS para o seu site, criando estilos únicos. Tudo que você precisa é inserir os valores desejados (através de barras deslizantes). Altere efeitos e estilos do texto, como cor, fonte. Quando terminar, veja uma prévia do seu trabalho, copie o código e cole no meio do HTML de seu site.

CSS Type Set — Outro serviço que auxilia na criação de código CSS para o seu site. Também muito prático, basta escolher a fonte, o tamanho, cor, formatação e até mesmo espaçamento, para que o código seja gerado. Depois, é só colar o código no seu site. Muito rápido e fácil de usar, pois é totalmente intuitivo (com botões de fácil acesso e entendimento).

Polldaddy — Se você quer criar enquetes com facilidade, o Polldaddy é muito intuitivo e prático. Basta criar um rápido cadastro para começar a utilizar o serviço e criar pesquisas.

Você pode adicionar quantas opções quiser e até inserir imagens. O estilo é personalizável, podendo definir uma cor de sua preferência para a enquete.

HostGator - O serviço de Criador de Sites é super completo e garante que todas as necessidades do seu projeto sejam atendidas. Ele possui desde o editor “arrasta e solta” até integração com ferramentas de SEO, para ser encontrado, e Google Analytics, para acompanhar seus resultados.

 

Você pode escolher entre os mais de 200 temas grátis e, inclusive, pode customizar todas as opções e pode personalizar a versão mobile do seu site. Além do Criador, você também terá acesso à contas de e-mail profissionais, Certificado SSL e integração com as redes sociais, PayPal, PagSeguro e Correios, se quiser criar o seu próprio e-commerce no plano Loja Online

 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.