Seleção: As ferramentas online que vão colocar o seu blog nas tendências da Web 2.0!

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: As ferramentas online que vão colocar o seu blog nas tendências da Web 2.0!

Nos últimos tempos, a Internet passou por muitas mudanças que fizeram com que ela trocasse papéis antes muito bem definidos na sociedade. Um forte exemplo desse tipo de mudança está no que se refere à distribuição e produção de informações. Antes, quem produzia e distribuía conteúdos pela internet eram os donos de sites influentes, que em alguns casos eram de jornais, revistas e canais de televisão. Com a democratização dos blogs, qualquer usuário pode se tornar um emissor de informação.

Contudo, não basta ter um blog nos tempos de Web 2.0. É preciso adequá-lo aos padrões vigentes deste tipo de navegação, o que inclui a adaptação do visual do site. Contudo, não é preciso ser um designer super-experiente ou um webmaster velho de guerra para fazer estas mudanças. Tudo o que você precisa saber é acessar sites, combinar cores e fazer uploads de imagens. Selecionamos aqui alguns dos melhores serviços online para deixar o seu blog na moda!

GERADORES DE BOTÕES

MyCoolButton

O MyCoolButton é um serviço gratuito para a criação de botões para o seu blog. Com ele você escolhe o tamanho, imagem de fundo, cor de plano de fundo e de texto e até mesmo ícones para deixar o seu botão a cara do seu blog. Quando você terminar de criá-lo, faça o download da imagem e coloque-a no seu layout. Vale lembrar que, caso você não goste dos ícones que o MyCoolButton oferece, ainda pode fazer o upload de uma imagem que você tenha no seu computador, mas fique atento para as especificações de tamanho do arquivo.

As Button Generator

Este gerador de botões é um pouco mais sofisticado do que o anterior. Com o As Button Generator você escolhe o tamanho exato do seu botão e ainda pode aplicar efeitos como reflexo, gradiente e sombras tanto no texto quanto no botão inteiro. Além disso, o As Button Generator possui uma calculadora de cores HEX muito prática, o que economiza tempo na hora de descobrir qual será a cor do seu botão. Também é possível configurar as opções de listras no seu botão, caso o seu blog as possua no design.

GERADORES DE CANTOS ARREDONDADOS

RoundedCornr

O RoundedCornr baseia-se na criação em poucos passos para gerar a sua caixa de cantos arredondados. Com ele não é preciso utilizar ferramentas como Photoshop, Gimp ou Paint.NET, basta colocar o seu texto, escolher as cores e baixar o resultado. Não esqueça de utilizar o código fornecido pelo site para que o seu site tenha as imagens no local correto. Este gerador ainda produz efeitos de dégradé com as cores desejadas.


CSSRound

Esta ferramenta é uma das mais descomplicadas para a criação de caixas com cantos arredondados. Assim como o RoundedCornr, o CSSRound se baseia em passos bem definidos e calculadoras de cores bastante simplificadas para criar a sua caixa. O site conta com uma espécie de diagrama que indica o que cada comando irá alterar na imagem, assim fica muito mais fácil na hora de desenvolver os seus boxes.

GERADORES DE MENU CSS

Suckerfish Multi-Level Menu CSS Generator

Os menus CSS são um bom desafio de criação para os usuários e blogueiros. Contudo, o Suckerfish Multi-Level Menu CSS Generator, apesar de ter um nome extenso, é uma ferramenta muito descomplicada. Tudo o que precisa ser feito é indicar quais serão as linhas e os links, cores, ou seja, seguir as exigências dos campos que o site tem. Para quem usa o WordPress em um servidor individual (self-hosted WordPress), é necessário instalar um plugin, fique atento às instruções do site para baixá-lo.


CSS Menu Maker

O CSS Menu Maker é outra ferramenta dedicada à criação destes menus que tanto facilitam a vida tanto do usuário e do webmaster. São três opções de padrão para criar o seu menu. Ele pode ser vertical, horizontal simples e horizontal suspenso. Para começar a criar o seu, primeiro escolha qual será o padrão e prossiga conforme o site indicar. Lembre-se de copiar o código e colocá-lo no seu site para que o seu trabalho não seja em vão.


GERADOR DE TEXTOS CSS

CSS TXT

O CSS Text é uma boa ferramenta para o desenvolvimento de textos em CSS, ou seja, textos totalmente personalizados e até mesmo com imagens em um bom conjunto. Esta ferramenta tem uma interface bastante simples e tudo se baseia em barras para o controle de tamanho das fontes e de elementos complementares.

CSS Text Wrapper

Este formatador de textos CSS é perfeito para quem deseja criar formas com seus textos. É possível transformar o seu texto em vários formatos, desde um círculo até um zigue-zague. Quem escolhe o formato do texto é você tudo isso através de um sistema de linhas e pontos em que basta clicar e arrastar para fazer os formatos desejados.

GERADORES DE LOGO

Free Logo Generator

Para aqueles usuários que não possuem muitas habilidades com a criação de marcas, o Web 2.0 Free Logo Generator é sensacional. Este serviço permite criar logomarcas com o nome do site ou blog e ainda insere um efeito espelhado nas letras. A grande vantagem disso tudo está no nível de personalização que se pode obter com a ferramenta. Existem vários campos para seleção de fonte, cores e outras opções para aumentar a identificação com o usuário na hora de criar uma logo.

Logo Ease

A proposta de criação do Logo Easer é um pouco diferente daquela do serviço a cima. O Logo Ease é todo feito em flash e possui uma boa biblioteca de imagens e fontes para criar a sua marca. Quando terminar, basta salvá-la no formato que achar melhor e usá-la onde quiser! Lembre-se de que é preciso ser cadastrado no site para criar a sua marca e que a sua versão do Flash Player deve estar atualizada.

Muito bem, baixanautas, agora é escolher qual serviço é o melhor para o seu blog ou site e colocar a mão na massa! Um Feliz 2009 e até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.