Como criar um blog no Blogspot

Saiba como participar de um dos maiores movimentos que a internet já viu!
  • Visualizações551.886 visualizações
Por Luísa Barwinski em 22 de Dezembro de 2008

Nos últimos tempos, o que tem causado a maior revolução da comunicação na internet foi a explosão dos blogs. Cada vez mais novos blogueiros têm criado suas páginas e expressado suas idéias. Esta adesão de pessoas transformou a comunicação virtual em uma via de mão dupla e tirou o poder de emissão das grandes corporações e jornais. A palavra “blog” é uma abreviação para a expressão inglesa weblog, ou seja, registro virtual. Este registro diz respeito a qualquer coisa que o usuário deseje publicar. Dessa maneira, o leitor também pode produzir informação! Saiba como se tornar um destes blogueiros em poucos passos.

Primeiro, entre com a sua Conta Google no site do Blogspot (www.blogspot.com) . Caso você ainda não tenha uma Conta Google, entre no site www.google.com.br e clique na parte superior direita da tela em “Efetuar Login”, em seguida clique em “Crie uma conta agora” e preencha os dados. Feito isso, vá ao site do Blogspot e entre com seu login e senha.

Vale lembrar que muitos sites chamam o Blogspot de “Novo Blogger” ou até mesmo “Blogger”. Não se deve confundir os endereços, afinal o “Blogspot” é de propriedade da Google e é inteiramente gratuito. O Blogger é de propriedade de outra empresa e é preciso ser assinante para criar uma conta.
Agora que você já criou a sua Conta Google e já se registrou no Blogspot, é hora de criar o seu blog.  O primeiro passo é clicar em “Criar um blog”. Depois você deve dar nome ao blog e criar um endereço.

A URL do seu blog dependerá do tipo de blog que você deseja ter. O Blogspot permite que você use um domínio que já tenha comprado para publicar seu blog. Neste caso, seu endereço fica de acordo com o seu domínio, por exemplo, www.nomedoseublog.com. Contudo, se você não possuir um domínio, o Blogspot vai fornecer um, o resultado é parecido com este: http://nomedoseublog.blogspot.com.

Depois de ter preenchido todos estes dados corretamente, é hora de escolher um modelo de layout para o seu blog. Não se preocupe, neste primeiro momento você pode escolher qualquer um – existem muitos outros modelos para você deixar o seu blog com a sua cara. Quando você já tiver escolhido qual será o primeiro layout, clique em “Continuar” e voilà! Seu blog está pronto!

Com o blog já criado, é hora de postar seu primeiro texto ou imagem. Clique em “Começar a usar o blog” para dar o pontapé inicial no seu transmissor de idéias. Você será redirecionado automaticamente para a página de novas postagens. Digite o que quiser nos campos de postagem, mas lembre-se de não violar nenhuma das regras de conduta do Blogspot e da Google – caso contrário, seu blog será banido. Quando terminar a edição do seu texto, basta clicar em “Publicar Postagem” para que o conteúdo seja enviado para a página principal do seu blog.

Preste atenção nas três abas na parte superior da tela. Por elas você navega nas configurações do seu blog. Na aba “Configurações” você altera as principais opções do seu blog como importação e exportação de conteúdo ou até mesmo excluir o seu blog. As ferramentas de importação e exportação são importantes para fazer backups do seu conteúdo. Quando você exporta o conteúdo do seu blog, além de garantir que terá uma cópia de tudo para o futuro, ainda pode utilizar este mesmo conteúdo quando for trocar o endereço para um outro sistema, como o WordPress.

Basta exportar e na interface do outro blog, clicar em importar e carregar o arquivo XML.  Ainda falando sobre as configurações do seu blog, você pode moderar e trocar permissões referentes aos comentários.  Nesta tela, você ainda pode controlar suas opções de feed RSS. Caso você queira, pode inserir aqui o endereço do seu burner de feeds. Um dos mais populares é o FeedBurner (www.feedburner.com). Estas feeds servem para que os usuários possam receber suas atualizações dos leitores de feeds deles. São vários leitores; o Google Reader é um dos mais utilizados e fáceis de mexer na hora de adicionar feeds. Estes leitores permitem que os seus visitantes leiam vários blogs simultaneamente.

Na aba “Layout” é possível alterar a ordem dos seus gadgets, ou seja, dos complementos da barra lateral do seu blog. Um exemplo bastante simples do que são estes gadgets é a área de perfil, onde você conta um pouco da sua história ou a sua relação com o blog; o arquivo do blog que vai listar os seus posts de acordo com a data em que foram publicados e várias outras ferramentas que podem ser fornecidas pelo próprio Blogspot ou por sites externos – basta copiar o código e colar em uma nova janela de HTML dos seus gadgets.

Com esta aba ativa, você vê quatro funções diferentes: “Elementos da página”, “Fontes e cores”, “Editar HTML” e “Escolher novo modelo”. Se você abrir a opção “Fontes e cores” vai se deparar com uma janela de personalização do tema atual do seu blog. Nela, é possível mudar as cores do texto, plano de fundo, links e muito mais. Em “Editar HTML”, é preciso dominar pelo menos o básico desta linguagem para operar algumas mudanças no seu layout.

“Escolher novo modelo” já é auto-explicativo – nesta janela, há uma lista com diversos temas para que você escolha qual deles combina mais com o estilo do seu blog. Se você não gostar de nenhum dos temas que o Blogspot oferece, uma pesquisa no Google bastará para encontrar o tema perfeito. Lembre-se de salvar todas as alterações que fizer para que elas tenham efeito no seu blog.

Muito bem, baixanautas. Agora que já aprendemos a criar um blog no Blogspot, faça já o seu e exponha suas idéias e trabalhos. Um blog pode ser uma ótima maneira de criar um portfólio virtual e expor trabalhos acadêmicos e até mesmo opiniões. Até a próxima, futuros blogueiros!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!