Apple anuncia WatchOS 3, a nova versão do SO do relógio Apple Watch

3 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia WatchOS 3, a nova versão do SO do relógio Apple Watch

Nesta segunda-feira (13 de junho), a Apple iniciou a sua conferência internacional de desenvolvimento: a WWDC 2016. E a primeira grande revelação realizada durante o evento foi a chegada de uma nova versão para o sistema operacional WatchOS — utilizado nos relógios inteligentes Apple Watch.

Chegando à versão WatchOS 3, o sistema operacional traz agora novas possibilidades para os consumidores. E a principal delas é a chegada de uma interação mais ágil para que os consumidores consigam trabalhar com diversas ferramentas ao mesmo tempo. De acordo com a Apple, a nova versão do SO está sete vezes mais rápida do que a anterior. Isso mesmo... Sete vezes!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso começa com um código mais limpo, que permite aos usuários terem acesso imediato aos aplicativos. O sistema pode reconhecer os apps mais utilizados para fazer com que todos os carregamentos sejam feitos com muita agilidade. Ou seja: bastará indicar o app a ser aberto e isso acontecerá instantaneamente.

Isso também acontece porque os apps vão rodar com mais facilidade na memória dos aparelhos. Essa otimização também poderá ser percebida nas atualizações em segundo plano — que permitem muito mais agilidade nas notificações e no recebimento de informações em tempo real para os apps.

Central de controle

Assim como acontece no iOS, o WatchOS 3 está recebendo uma nova central de controle. Com ela, os usuários vão poder ter acesso direto às informações mais relevantes sobre seus aparelhos. Isso significa que os consumidores terão mais facilidade na hora de desligar ou ligar notificações, ativar modos vibratórios ou conferir o status dos dispositivos.

Também há outras novidades que vieram direto do iOS. Assim como nos iPads e iPhones, agora os usuários do WatchOS 3 vão poder deslizar os dedos na tela do relógio para fazer com que a troca de apps aconteça imediatamente. Ou seja: muito mais agilidade na troca de ferramentas abertas no aparelho.

O que também vai ficar mais fácil é a troca de Watch Faces no relógio. Também com toques na tela, os usuários vão poder fazer a alternância entre os diferentes modelos disponíveis com bastante agilidade. E a Apple aproveitou essa novidade para mostrar também a nova face da Disney, totalmente inspirada na Minnie Mouse — como você pode ver logo acima.

Scribble e integração com mensagens

Sempre que o iPhone receber uma notificação de mensagem, os consumidores vão poder enviar as respostas diretamente pelo Apple Watch. Além de utilizar "Smart Replies" — que são configuradas pelo próprio usuário —, também será possível ditar as mensagens diretamente pelo microfone dos relógios. Por fim, uma novidade bem legal é a chegada do Scribble.

Com esse novo recurso, os consumidores vão poder escrever na tela do Apple Watch para que o sistema operacional reconheça as letras e componha as mensagens. Assim como em teclados comuns, o Scribble também dá sugestões de palavras e promete agilizar bastante a digitação dos textos que serão enviados nos apps conectados ao WatchOS 3.

Recursos fitness

Quem usa o Apple Watch para se manter em forma não ficará decepcionado. No watchOS 3.0, além de uma nova interface para seu setor fitness, o usuário vai ser presenteado com recursos sociais, sendo possível compartilhar seus exércicios com seus amigos e até mesmo trocar mensagens de voz e texto com os seus colegas que estão utilizando a mesma plataforma.

Também foi anunciada a chegada do app Breathe. Ele foi criado para ajudar os usuários a relaxarem e respirarem após dias exaustivos. Uma das grandes sacadas do app é a utilização de respostas táteis (haptics) para que seja possível utilizá-lo de olhos fechados e em qualquer situação.

Para emergencias

O watchOS 3.0 também inaugura uma função de emergência que lhe permite pedir socorro ao manter a coroa pressionada durante alguns segundos — nos EUA, isso avisa a polícia local (911), e ainda não sabemos como funcionará o recurso no Brasil. Após contatar as autoridades, a funcionalidade também enviará uma mensagem para seus amigos ou familiares que foram devidamente configurados para tal.

Data de lançamento

O WatchOS 3.0 será lançado no outono norte-americano — equivalente a nossa primavera, e estará disponível gratuitamente para todos os usuários. Os desenvolvedores terão acesso à versão Preview ainda hoje. Nesta versão de desenvolvimento, a Apple promete levar kits de instalação para Apple Pay, processamento em segundo plano e controle mais dinâmico para a Crown. Além disso, serão trazidas novas APIs para controle de vídeo e speakers.

.......

Já está ansioso pela chegada do novo SO para o Apple Watch?

Colaborou para esta matéria: Ramon de Souza

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.