E o bloqueio vai além! Agora usar VPN é uma atividade ilegal na China

1 min de leitura
Imagem de: E o bloqueio vai além! Agora usar VPN é uma atividade ilegal na China

Você já deve saber que a internet na China é bastante limitada — sendo que grande parte dos sites favoritos dos ocidentais são simplesmente bloqueados por lá, em uma lista que inclui Facebook, YouTube, Twitter e muito mais. Por causa disso, tornou-se bem comum o uso de redes virtuais VPN e outras formas de tunelamento por lá.

Mas se antes isso já não era visto com bons olhos, a partir de agora isso se torna uma atividade oficialmente ilegal. Miao Wei (Ministro da Indústria e da Tecnologia da Informação da China) anunciou que vai reailzar uma limpeza nas conexões com a internet em todo o país.

O ministro disse ao South China Morning Post que isso vai ser iniciado imediatamente, sendo que as varreduras devem ser feitas até o final de março de 2018. A partir de agora, o uso de redes VPN e outras conexões especiais só poderá ser feita com autorização expressa do governo chinês.

As varreduras vão começar imediatamente, sendo sendo realizadas até o final de março de 2018

Como mostra o The Washington Post, as novas ações do governo não devem afetar empresas que fornecem serviços VPN para outras empresas; mas sim as fornecedoras de redes virtuais para cidadãos comuns. Ainda não foram informadas quais as sanções para quem descumprir as regras. Essas medidas, de acordo com o governo, são "protecionistas" e buscam "difundir o crescimento interno do país".

Ou seria censura?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.