GTA V: o que é o mod Roleplay

3 min de leitura
Imagem de: GTA V: o que é o mod Roleplay

GTA 5 foi lançado em 2013 e até hoje é um dos games mais jogados e transmitidos por streamers. E qual é o motivo? O popular Roleplay, que transforma o modo online em um role-playing game (RPG), o que significa que não basta controlar um personagem; é preciso interpretá-lo como se estivesse em uma partida tradicional de RPG.

Embora GTA Online tenha uma série de atividades oficiais com direito a recompensas mensais para quem é assinante do Prime Gaming, as modificações popularizaram ainda mais o jogo.

GTA RP é uma versão modificada do game que mistura elementos de RPG de mesaGTA RP é uma versão modificada do game que mistura elementos de RPG de mesa.Fonte:  Steam 

Hoje o TecMundo explica melhor o que é esse famoso modo e como participar de partidas no GTA RP.

O que é o modo Roleplay

O modo Roleplay (RP) é uma mistura do modo online de GTA 5 com um RPG tradicional de mesa. Sendo assim, além de controlar o personagem dentro do universo do game, é preciso interpretá-lo como se estivesse vivendo sua rotina.

Por exemplo, caso seu papel no jogo comece como motorista particular, você deve se comportar como um profissional, levando os passageiros a seus destinos e evitando infrações de trânsito. Ao contrário do GTA 5 tradicional, não há cheats ou outras formas de conseguir dinheiro fácil no jogo; o único caminho é crescendo dentro da história, assim como nos RPGs, nos quais é preciso evoluir o personagem ao longo da jornada.

Modo GTA Roleplay necessita que você também interprete seu personagemModo GTA Roleplay necessita que você também interprete seu personagem.Fonte:  Steam 

Ao entrar em uma história no GTA RP, você é conduzido pelo administrador, cuja função é bem parecida com a dos mestres nas partidas de RPG. Dentro dela, é preciso seguir regras, como as do exemplo citado e outras impostas por quem comanda o enredo.

Outro fator fundamental em partidas de GTA RP é não cometer metagaming, termo que também surgiu nas partidas de RPG e se refere a dados ou comunicações externas para ganhar vantagem dentro do jogo, como repassar para outro jogador informações às quais o personagem dele não tem acesso.

GTA RP traz grandes modificações no game originalGTA RP traz grandes modificações no game original.Fonte:  Steam 

A grande característica do GTA RP é a forma como jogo é modificado para que a história se desenvolva. Em alguns casos, streamers famosos fizeram até mesmo festas patrocinadas dentro do game, e marcas introduziram propagandas, ajudando a construir um cenário bem diferente daquele do jogo tradicional.

Também há modificações em recursos básicos, como um chat integrado de voz (o que não acontece no game original); roupas de elementos nacionais, como as da Polícia Militar e as de times brasileiros de futebol; entre outras. Além disso, nota-se a adaptação de trechos da cidade para que fiquem mais parecidos com uma região de verdade; por exemplo, ruas foram ajustadas para se tornarem mais semelhantes às estradas brasileiras, e favelas foram incluídas em alguns locais do cenário.

GTA RP coloca os jogadores em histórias diferenciadas usando o universo virtual do gameGTA RP coloca os jogadores em histórias diferenciadas usando o universo virtual do game.Fonte:  Steam 

Como jogar o modo Roleplay

Antes de tudo, é preciso lembrar que GTA RP é uma modificação ilegal do game e pode gerar até mesmo seu banimento da conta da Rockstar Games Social, servidor oficial que mantém os jogos da empresa, como Red Dead Redemption 2.

Para jogar GTA RP, é preciso ter a versão de GTA 5 para PC, pois é a única plataforma que suporta o mod do jogo. Em seguida, é necessário baixar o instalador do cliente do servidor ao qual você irá se conectar para jogar a história.

Há diversos sites no Brasil voltados para auxiliar os jogadores no universo de GTA RoleplayHá diversos sites no Brasil voltados a auxiliar os jogadores no universo de GTA Roleplay.Fonte:  GTA RP Brasil 

Depois, basta abrir o cliente, conectar sua conta na Rockstar Game Social e entrar no servidor. Há diversas opções de sala; entretanto, vale lembrar que muitas delas apresentam algumas exigências para permitir o acesso. Enquanto em algumas é necessário entrar em uma fila de espera, outras chegam a cobrar para dar acesso ao jogo.

Também é importante ressaltar que alguns servidores pedem que você se conecte ao Discord para participar de transmissões conjuntas ou interagir com um chat de voz. Todas essas informações são repassadas no momento em que você acessa a página de inscrição.

Pronto! Agora é só iniciar sua jornada no GTA RP.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.