Volkswagen quer que seus carros “conversem entre si” até 2019

1 min de leitura
Imagem de: Volkswagen quer que seus carros “conversem entre si” até 2019

A Volkswagen está trabalhando para que seus carros já venham equipados com tecnologias de conectividade dentro do conceito V2X, que incluem a comunicação entre os veículos e também com estruturas das cidades.

Os carros terão uma conexão sem fio IEEE 802.11p (pWLAN), estabelecida para comunicação inter-veicular não-proprietária e direta. Com isso, eles poderão enviar e receber informações de outros veículos e também com elementos de infraestrutura, como semáforos, a uma distância de até 500 metros.

Entre as informações estão dados de trânsito, acidentes ou até mesmo aproximação em cruzamento, além de possíveis perigos em estradas.

Além dos modelos de rua, a Volkswagen espera poder utilizar a pWLAN em veículos de serviço, como ambulâncias e caminhões de bombeiros, que poderão emitir um sinal para que outros automóveis já possam se posicionar para otimizar o fluxo quando necessário. A utilização de uma conexão WiFi direta também elimina a necessidade do uso de uma rede de dados móveis, como é o caso da 5G.

A tecnologia deve chegar até 2019 em boa parte dos veículos da Volkswagen lá fora, mas será limitada num primeiro momento a avisos e informações sobre riscos locais de tráfego, mas ficará mais robusto à medida que mais cidades e montadoras adotem o sistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.