Vírus faz você acreditar que está sendo vigiado

Malware russo trava seu computador e só libera o acesso se você ligar para um número de telefone específico.
  • Visualizações11.653 visualizações
Por Beatriz Smaal em 31 de Março de 2011

Malware que está atacando também o Brasil

Fonte da imagem: Linha Defensiva

Se você acha que vivemos em um mundo monitorado e que todos sabem os seus passos, é melhor ficar de olho para não cair nesta armadilha. Um vírus russo está se espalhando por diversos países, inclusive o Brasil (o alerta está sendo mostrado em 16 idiomas diferentes), dizendo ao usuário que ele está sendo monitorado por baixar conteúdos ilegais na web.

O vírus avisa que você cometeu um crime na rede e, portanto, terá as informações enviadas para a polícia em 24 horas, caso você não siga as instruções ali mostradas. Para liberar o computador, é preciso ligar para um número fornecido, que nada mais é do que um telefone “premium”, que remete uma parte do valor cobrado diretamente para o dono da linha.

Com isso, os golpistas são capazes de arrecadar muito dinheiro sem sequer sair de casa, deixando você preocupado com a integridade de seu computador. Este novo vírus já é um “sucesso” em países do leste europeu, inclusive ocasionando diversas investigações da própria polícia russa, já que os servidores que espalham o malware estão por lá.

Portanto, antes de se desesperar quando receber este tipo de mensagem, vale a pena conferir se o seu antivírus está atualizado e se você, de fato, está sendo monitorado pela Polícia Federal (o que não deve ser o caso, a menos que você esteja sob investigação). Antes de tudo, siga sempre as principais dicas para manter o computador seguro e não se desespere, porque senão você certamente vai perder dinheiro ligando para um telefone que não existe.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!