Primeiro vírus de computador completa 40 anos

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro vírus de computador completa 40 anos

O primeiro vírus para computadores comemora em 2011 seu aniversário de 40 anos. O The Creeper, criado por Bob Thomas, fez sua estreia em 1971 no PDP-10, um computador de grande porte.

O aplicativo invadia a máquina e apenas apresentava no monitor a mensagem "Im the creeper, catch me if you can!" (Eu sou assustador, pegue-me se for capaz!). Com o recado entregue, o vírus saltava para outro sistema e repetia a mensagem mais uma vez. Posteriormente, foi criado também um precursor do antivírus, o The Reaper, cuja única função era eliminar o The Creeper do computador.

No início da era da informática, não havia a pretensão de infectar ou roubar informações de usuários com esses aplicativos, mas apenas irritá-los com mensagens ou pequenas alterações no sistema. Além disso, a capacidade do criador era evidenciada quando sua criação obtia sucesso.

Apenas em 1999 os códigos maliciosos ganharam a identidade comercial que carregam até hoje, com o Melissa. Já em 2005 surgiu o MyTob, o primeiro com a capacidade de executar softwares sem que o usuário precise realizar alguma ação específica.

De apenas um em 1971, os aplicativos danosos ao computador se multiplicaram para 1.300 na década de 1990. Atualmente não há um número exato, mas calcula-se que existam mais de 200 milhões de tipos de vírus diferentes, espalhados das mais diversas maneiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.