Medo: Kaspersky encontra Duqu 2.0, um dos vírus mais sofisticados do mundo

2 min de leitura
Imagem de: Medo: Kaspersky encontra Duqu 2.0, um dos vírus mais sofisticados do mundo

Nesta quarta-feira (10), Eugene Kaspersky, CEO da empresa de segurança Kaspersky Lab, convocou uma coletiva de imprensa em Londres para falar sobre uma ameaça aos computadores. De acordo com ele, uma nova versão do programa Duqu foi descoberta através de um método no mínimo curioso: um ataque à rede da própria Kaspersky.

De acordo com Eugene, o chamado Duqu 2.0 é uma evolução da ameaça detectada em 2011 que tinha como objetivo funcionar como um backdoor nos sistemas atacados e permitir o roubo de informação confidencial. Essa praga virtual foi a responsável por uma série de ataques à países como Hungria, Áustria, Indonésia, Reino Unido, Sudão e Irã. Além disso, há indícios que comprovam que esse mecanismo foi usado para espionar o programa nuclear do Irã.

Vírus sofisticado é encontrado pela empresa Kaspersky Lab.

Origem

Ainda de acordo com o CEO da Kaspersky, o Duqu 2.0 já está ativo há pelos menos um ano, já tendo vitimado várias organizações e companhias ao redor do globo. A Kaspersky Lab foi apenas uma dessas empresas, e, segundo a análise, o ataque tinha como objetivo principal espionar as tecnologias, as pesquisas em andamento e o funcionamento dos processos internos por lá.

Ainda de acordo com a Kaspersky, essa nova versão do Duqu tem relação com as conversas nucleares do P5+1 – grupo de países que, em 2006, reuniram esforços diplomáticos para negociações sobre o programa nuclear do Irã. Em adição a isso, especula-se que os responsáveis pelo Duqu 2.0 têm relação com o evento do 70º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

De acordo com o CEO da Kaspersky, o Duqu 2.0 já está ativo há pelos menos um ano.

Como funciona

Segundo Eugene, "a filosofia e o modo de pensar do grupo por trás do Duqu 2.0 está uma geração à frente de qualquer coisa já vista". A ameaça foi projetada para conseguir "sobreviver" quase que exclusivamente na memória dos sistemas infectados, dificultando sua detecção e dispensando a necessidade de persistência.

O malware foi enviado disfarçado como um instalador de softwares da Microsoft. Esse tipo de arquivo é usado por administradores de sistemas, que o utilizam para instalarem programas em computadores remotamente. Ao contrário de outros vírus, o Duqu 2.0 não cria ou modifica os arquivos existentes, nem altera o sistema operacional, tornando a sua detecção extremamente difícil.

Ao contrário de outros vírus, o Duqu 2.0 não cria ou modifica os arquivos existentes.

Responsáveis

A Kaspersky desconfia que o ataque tenha sido cuidadosamente planejado e financiado pela mesma organização que introduziu o Duqu em 2011. Sem atribuir a responsabilidade para nenhum país específico, a empresa reforça que não está comprometida com a política, mas sim com a investigação do ataque.

Questionado sobre a possível "mancha" na reputação da empresa que esse acontecimento pode acarretar, Eugine disse o seguinte: "Mesmo que isso faça 'mal à nossa reputação', eu não me importo. Nossa missão é salvar o mundo". E complementa: "Ao revelar o ataque, nós enviamos um sinal ao público e questionamos a validade – e moralidade – de ataques presumivelmente patrocinados pelo Estado contra empresas privadas em geral e empresas de segurança, em particular; e compartilhar o nosso conhecimento com outras empresas para ajudá-las a proteger seus ativos". Devemos começar a ficar preocupados?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.