Novo golpe usa nome de Dilma Rousseff para infectar computadores

1 min de leitura
Imagem de: Novo golpe usa nome de Dilma Rousseff para infectar computadores

O blog da fabricante de antivírus ESET informa a ocorrência de um novo golpe por email que tem como chamariz uma notícia falsa sobre as eleições de 2014. Usando o nome do portal G1, a mensagem traz uma imagem com Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula na qual se lê que a Polícia Federal teria confirmado uma fraude no pleito deste ano.

Ao clicar na imagem, o usuário é levado a um site que contém um arquivo executável. Ele é automaticamente baixado e traz o título da notícia no nome. Quando executado, o arquivo cria um novo processo em que deixa o computador vulnerável a ataques. Segundo a ESET, o programa é identificado como um cavalo de troia de nome Win32/Injector.BOGDtroyan.

"Mais uma vez, vemos como os cibercriminosos utilizam os temas mais polêmicos e que estão na mídia para atacar computadores do mundo inteiro. Dessa forma, recomendamos que o usuário preste muita atenção antes de clicar e abrir emails e anexos e adicionar suas informações pessoais, além de manter os softwares e sistema operacional sempre atualizados", recomenda Ilya Lopes, especialista de segurança da ESET América Latina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.