Novo worm para Android força smartphones a enviar SMS loucamente

1 min de leitura
Imagem de: Novo worm para Android força smartphones a enviar SMS loucamente
Imagem: FolhaTech

Apesar de o Android permitir a instalação de apps que não provém da Google Play, é completamente desaconselhável instalar aplicativos a partir de outras lojas ou mesmo via arquivos APK compartilhados de qualquer forma. A mais nova ameaça que pode atingir você fora da loja da Google é o “Selfmite.b”, um worm para Android que força seu smartphone a mandar SMS loucamente para toda a sua lista de contatos.

Esse software é uma evolução do “Selfmite.a”, que forçava smartphones a mandarem mensagens de texto para os primeiros 20 contatos da agenda de pessoas com aparelhos infectados. A brecha que ele explorava foi corrigida, mas agora uma nova ameaça do tipo está se alastrando rapidamente por vários países no mundo inteiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Insistência

O Selfmite.b não para de mandar SMS para seus contatos até que você consiga removê-lo do smartphone. Para quem não tem planos de mensagens de texto ilimitadas, a conta de celular pode ficar absurdamente alta e seus contatos ficarão irritados com a insistência das suas mensagens.

Esses torpedos, aliás, sempre carregam um link encurtado oferecendo aos destinatários a instalação de uma loja de apps de terceiros, com a Mobogenie. Durante a instalação, certamente o worm acha um jeito de se embrenhar no seu celular e, depois disso, começa a enviar SMS sem limites para todo mundo.

De acordo com o AdaptiveMobile, já foi registrada a presença do worm em aparelhos de 16 países: Canadá, China, Costa Rica, Gana, EUA, Índia, Iraque, Jamaica, México, Marrocos, Porto Rico, Rússia, Sudão, Síria, Venezuela e Vietnã. Tudo isso em poucos dias, o que indica que, em breve, ele poderá estar circulando pelo Brasil também. Portanto, fique de olho em links suspeitos e só instale apps a partir da Google Play.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.