Vírus poliglota é propagado pelo Skype

2 min de leitura
Imagem de: Vírus poliglota é propagado pelo Skype

É bom tomar cuidado com links para fotos em que você esteja "hilariante"! (Fonte da imagem: Reprodução/Kaspersky)

Há uma nova ameaça à tranquilidade das prosas via Skype. Se antes era relativamente fácil identificar frases emitidas por usuários algures como vírus em potencial — digamos, frases que começam com “Hi there!” —, a coisa deve ficar um tanto mais complexa agora. Isso porque a ameaça recentemente descoberta pelo Kaspersky Lab é “poliglota”, sendo capaz de detectar idiomas antes de disparar trechos convidando aos tradicionais links duvidosos.

E sim, o português está entre as línguas dominadas pelo vírus. Bem, não exatamente, considerando-se que alguns usuários do serviço têm encontrado frases como “Você olhar hilariante nesta foto (sic)”, por exemplo. Por trás de cada uma dessas frases — enviadas por alguém da sua lista de contatos —, há um link encurtado que conduz usuários desavisados a diversos sites de download, como o 4shared.

À tradução, segue-se um link cujo final inclui um “.png”, por exemplo, o que indica uma imagem, certamente tornando o ataque mais insidioso. Caso o usuário incauto baixe o arquivo e o execute, haverá mais um computador disparando as mesmas pérolas literárias — o que pode incluir também “Esta é uma foto muito legal da sua parte”.

5% das vítimas são do Brasil

De acordo com dados revelados pela Kaspersky, 526 do total de vítimas do novo vírus são do Brasil — uma fatia considerável de 5% de todos os computadores afetados.

“A fim de definir qual idioma será utilizado na disseminação dos links maliciosos, o worm possui uma função capaz de determinar a localização da vítima, partindo de uma lista de países e detectando o idioma do sistema operacional”, afirmou o analista Fabio Assolini, em publicação na última terça-feira. “Ele pode disparar mensagens em espanhol, russo, inglês, alemão e vários outros.”

Uma rede de zumbis no horizonte

De acordo com a Kaspersky, a razão última de existência da ameaça poliglota do Skype é a produção de uma enorme rede-zumbi de computadores — os quais passam a realizar ataques, enviar spams etc.

A empresa também adverte que algumas variantes também instalam geradores de Bitcoin no computador das vítimas — espécie de moeda corrente criptografada, a qual é produzida por qualquer usuário que utilize muito poder de processamento. Dessa forma, fica o alerta: caso o seu PC tenha se tornado inexplicavelmente mais lento, e caso alguns processos ocupem constantemente mais de 90% da CPU, talvez seja o momento de fazer alguma coisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.