Microsoft Security Essential é considerado o melhor antivírus gratuito

Programa da Microsoft se destaca entre grandes nomes em teste realizado por site

O relatório divulgado pelo site AV-Comparatives, que analisa a eficácia dos principais antivírus do mercado, mostrou algo que muitos usuários já começaram a perceber: o Microsoft Security Essentials (MSE) é o melhor programa de proteção gratuito disponível.

O programa da Microsoft foi o único software grátis a receber a classificação Advanced+, considerada a melhor nos testes realizados pelo site. Além dele, as versões 2010 de outros cinco aplicativos conseguiram alcançar o nível máximo: o eScan, F-Secure, Kaspersky, Bitdefender e o Norton, todos pagos.

Por diversas vezes a questão sobre a eficiência do Microsoft Security Essentials figurou entre as principais perguntas da seção Tira-Dúvidas  do Baixaki. Os usuários queriam saber se o MSE era melhor que os seus antivírus atuais, e o resultado do AV-Comparatives veio para responder que sim.

Critérios de avaliação

O site avaliou a habilidade de remover malwares de 16 dos mais populares programas de proteção em computadores já infectados. Para isso, foram utilizados dez tipos diferentes de ameaças e analisada a capacidade que cada antivírus tem de retirá-los do sistema.

Programas testados

Os critérios que os técnicos do AV-Comparatives levaram em conta se referiam ao nível de remoção e limpeza do aplicativo, ou seja, se ele conseguia apagar a praga e sem deixar nenhum tipo de vestígio. Além disso, outro ponto levado em conta foi a facilidade do processo.

Vale lembrar que os testes não avaliaram a capacidade de detecção dos programas. Se o antivírus não pudesse encontrar o malware, não conseguiria removê-lo, portanto foram utilizados apenas ameaças conhecidas por todos os aplicativos.

O Microsoft Security Essentials não foi apenas o antivírus gratuito melhor conceituado, mas também o que obteve as melhores notas entre o todos os outros programas. Com a média de 7,4 pontos (de 10) em remoção e 2,4 (de 4) em limpeza de vestígios, o MSE foi um dos únicos a conseguir conceito “bom” em ambos os critérios.

Analisando a conquista

Logo do programaO resultado do teste da AV-Comparatives serviu para mostrar a vulnerabilidade dos antivírus preferidos dos brasileiros. A versão profissional do AVG Antivirus 8.5  que foi analisada pelo site obteve notas de remoção e limpeza consideradas médias, assim como o Avast! e o Avira. As edições gratuitas destes programas são os antivírus campeões de download no Baixaki.

Geralmente os softwares pagos são melhores que as suas versões grátis. No caso de programas de proteção, imagina-se que eles sejam mais eficazes e ofereçam maior segurança para o computador. No entanto, o Microsoft Security Essentials, gratuito, conseguiu melhor desempenho do que as versões comerciais de AVG, Avast e Avira. Portanto é evidente que as versões Free destes são menos eficazes do que o MSE. Você pode conferir os resultados de cada um deles clicando nos links acima.

O Avast e o AVG, por exemplo, só conseguiram remover completamente um dos malwares testados. Já o Avira precisou da utilização de um CD que permitisse retirar o problema durante a inicialização do sistema. O Microsoft Security Essentials, apesar de também ter deixado vestígios, saiu-se melhor do que os três concorrentes.

Avaliação dos maiores antivírus

Grátis, mas nem tanto

Por mais tenha se coroado como o melhor entre os gratuitos, o antivírus da Microsoft não é tão livre quanto se fala. O Microsoft Security Essentials só pode ser instalado em um versão original do Windows, que custa caro no Brasil.

Como grande parte dos Sistemas Operacionais utilizados no país é pirata, o MSE perde espaço devido à exigência de autenticação da Microsoft. É por conta deste bloqueio que antivírus menos eficazes continuam a fazer sucesso – e quem sai perdendo é o próprio usuário.

Para ver o resultado completo do teste realizado pelo AV-Comparatives, clique aqui.


Comentários (117)


  • FalconGR FalconGR
    em 4/2/2012 às 13:33h 0

    O Ruim que ta até mais pesado que o norton com modulos all enabled ¬¬
    Já é sacanagen isso né , mais pelomenos proteção real dele é bom...

  • Willians Cannavan Acessado pelo Facebook Willians Cannavan
    em 5/12/2011 às 15:05h 0

    para mse ateh q eh bom para computadores modernos mais AVIRA é melhor e a gente que gosta de AVAST eu odeio AVAST dia 4/12/11 meu computador estava lento escaniei ele 3 veses com avast e nao encontrei nada, entao resolvi testar outro ant virus baixei o AVIRA e ele achou 19 trojans em meu pc no meu disco rigido eu desinstalei meu AVAST avg ainda eh melhor q AVAST que nao detectou se quer 1 trojan em meu pc e avira em 2% de verificaçao achou ja 7 aconselho que nao usem AVAST

  • Carlos Vinícius Acessado pelo Facebook Carlos Vinícius
    em 24/7/2011 às 20:08h 0

    Não importa a opinião dos outros, sem duvida MSE é o melhor antivirus existente. Ele ainda é anti-spyware, anti-adware, anti-malware, etc. Nunca me deixou na mão, mas pra previnir, é bom ter um antivírus portável no pendrive. :D

  • carlos carlos
    em 15/7/2011 às 16:57h -1

    ja testei o MSE mais ele deixava meu note muito lento !
    agora vou testar o g data que me parece que o melhor antivirus do mercado!!!

  • megalord Acessado pelo Facebook megalord
    em 6/4/2011 às 20:47h 0

    kkkk quem te viu quem te ve hein MSE rsrs. Hoje não chega nem perto de ser um dos melhores além de consumir muita RAM e CPU. Instalei essa praga em varios computadores até notar a lentidão que ele causava nos menos potentes. E depois ainda pra ajudar a taxa de detecção dele caiu bastante nos comparativos. Que decepção :|. Prefiro o Avira.

  • `giovana `giovana
    em 3/4/2011 às 11:13h 0

    Nossa não acredito,eu adoro o avast e acho ele o melhor,eu usava este mais tive muitos vírus que ele deixou passar e o avast detectou.

  • Thiago Thiago
    em 2/3/2011 às 20:38h 0

    Me desculpem mas estão de brincadeira? Mas esse antivírus nunca chegará ao nível de um AVIRA por exemplo! Já usei ele e tive problemas com vírus!

  • NeueKaiser NeueKaiser
    em 22/2/2011 às 20:13h 1

    A Microsoft ainda não aprendeu que o valor pago pelo Windows em países como o Brasil não dá certo.
    Só gera o uso de XPs ,Vistas e W7s pirateados,o que é ruim demais pra quem usa,pois não sabem que correm o risco de está infectado com spywares junto ao S.O.
    Agora no assunto dos antivírus,já sabia que o AVG não dava conta,pois uma unica vez que usei me fez passar "dor de cabeça" pra nunca mais usar,já faz anos e pelo jeito não mudou nada.E decepcionou saber que o Avira e Avast na versão gratuita não são tão eficientes.Afinal,são versões de propaganda,onde até os pagos não tem tanta segurança,o que podia esperar?
    A verdade é que precisamos melhorar no conceito de S.O. "X" ou "Y",pois isto faz com que um toma o mercado todo,enquanto o outro tenta se assear com usuários de diversos níveis.
    Se isto tiver atenção,teremos um futuro mais promissor de S.O.s mais seguros,limpos,estáveis,práticos e como desejo,menos "fominha". (tanto na memória quanto na ocupação de espaço em discos rígidos.

  • guilherme guilherme
    em 22/2/2011 às 18:41h 2

    O melhor é o comodo internet security! Ele é bom e o melhor, grátis! Experimentem!

  • Bruno W7 Bruno W7
    em 27/12/2010 às 21:56h 2

    Eu ja tive o mse três vezes, e peguei vírus 3 vezes, e agora uso o avast e nunca mais tive problemas com vírus. Eu até gostava do mse, só q tirei ele na marra,

Shopping Baixaki

Assuntos Relacionados