Será que seu PC faz parte de uma rede de zumbis?

2 min de leitura
Imagem de: Será que seu PC faz parte de uma rede de zumbis?

A evolução da web trouxe diversos benefícios, mas, inevitavelmente, também aumentou em larga escala as ameaças.  Worms, trojans, spywares, adwares e tantos outros tipos infestaram a rede e os computadores de muitos usuários. A moda mais recente é a das redes botnets, que vêm escravizando diversas máquinas.

As botnets algumas vezes estão até relacionadas com ataques DDoS, aqueles que foram realizados contra os sites do governo. E considerando o perigo constante que tais pragas representam, decidimos criar este artigo para esclarecer um pouco sobre o assunto e ajudar você a sair das redes botnets.

Apresentamos o botnet

A palavra “botnet” pode ser separada em duas: “bot” e “net”. “Bot” é uma espécie de software controlado pelo computador (ou por alguém que programou o bot) e “net” significa rede. Assim, botnet é uma rede de programas que funciona de modo automático e autônomo, ou seja, uma série de códigos que realiza quaisquer tarefas no seu computador, sem que você esteja sabendo ou autorize.

Em um primeiro momento, as botnets tinham funções benéficas, trabalhando em conjunto com a rede IRC. Ocorre que não demorou nada para que algumas pessoas mal-intencionadas se aproveitassem das vulnerabilidades para invadir computadores alheios.

Hoje, as botnets são usadas para criar redes zumbis, com o propósito de espalhar mensagens (spams) e para fazer ataques de negação de serviço (DDoS). Fazer parte de uma botnet não é nada difícil, tanto que muitas máquinas atualmente participam de redes do tipo. Ao instalar um software contaminado com um vírus, pode ser que seu PC se entre em uma botnet, simples assim.

Identificando a contaminação

Recentemente o Baixaki divulgou um serviço online chamado Bot Net Checker. Trata-se de um site capaz de verificar se o computador faz parte de alguma botnet. Para tanto, o serviço verifica se o IP da sua residência está associado a uma das tantas botnets conhecidas. A eficácia não é plena, mas a varredura é muito rápida e pode alertá-lo sobre um possível problema.

Não há segredo algum para usar o Bot Net Checker. Basta acessar o site e aguardar alguns segundos para saber o resultado. Caso seu PC esteja em uma botnet, uma mensagem em vermelho acusará o problema. Do contrário, a frase “Bot Activity [0] Not Detected” aparece em verde.

Atividade não detectada

Retirando seu PC da botnet

Usuários que tiveram a infelicidade de saber que fazem parte de uma botnet devem instalar um software de segurança confiável para varrer o computador em busca de vírus e outras pragas. Uma solução muito poderosa é a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Microsoft Windows.

Contudo, você pode escolher um dos diversos antivírus disponíveis no Baixaki. Recomendamos ainda o Avira, o Microsoft Security Essentials e o Kaspersky — que sempre tiveram excelentes níveis de detecção em nossos testes.

Todo cuidado é pouco

Assim como recomendamos um bom antivírus, não deixamos de salientar a importância de tomar muito cuidado ao navegar na web, baixar arquivos de fontes suspeitas e instalar softwares de origens desconhecidas. Você já conhecia as botnets? Passou por problema semelhante? Compartilhe sua experiência com todos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.