ShadowPlay: como capturar seus jogos para colocar no Twitch e YouTube

5 min de leitura
Imagem de: ShadowPlay: como capturar seus jogos para colocar no Twitch e YouTube

Gameplays estão na moda e todo mundo quer fazer transmissões de suas jogatinas. Tanto é verdade que a Sony e a Microsoft colocaram recursos em seus consoles para facilitar a vida dos jogadores que querem enviar seus vídeos para a web em tempo real.

Nos computadores, essa transmissão sempre foi mais fácil graças aos programas e ao hardware evoluído, mas o jogador sempre precisou ter uma placa extra ou algum aplicativo especial que pudesse facilitar o meio de campo.

Felizmente, a NVIDIA teve uma ideia bem inteligente que vai facilitar a vida de todos os que pretendem fazer seus gameplays e não querem gastar um centavo a mais com isso. É claro que estamos falando do ShadowPlay.

Essa tecnologia exclusiva da NVIDIA (portanto, só funciona com placas de vídeo dessa marca) permite capturar e transmitir vídeos a partir dos jogos. Hoje, nós vamos falar um pouco sobre esse recurso e mostrar como você pode usar o ShadowPlay.

Vantagens e desvantagens

O ShadowPlay pode ser um bom adicional, mas a dúvida que fica é: por que vou trocar meus programas de gravação por esta novidade da NVIDIA? Afinal, quais são as vantagens? Ele só tem coisas boas ou terei limitações? Vamos ver quais são os prós e contras.

(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

Bom, a principal vantagem do ShadowPlay é que ele é muito leve. Justamente por rodar junto com o driver da placa de vídeo, esta tecnologia não consome uma quantidade absurda de recursos de hardware, garantindo o melhor desempenho possível durante os jogos.

Só pra constar, a NVIDIA diz que a queda de desempenho varia entre 5 e 10%, podendo chegar a 20% em configurações SLI. Se você fizer os cálculos, verá que essa diferença de performance não é um absurdo, mas é bom ressaltar que ela pode afetar na experiência geral do game.

Faça os cálculos: se sua placa de vídeo roda um determinado jogo a 30 fps (quadros por segundo), o desempenho pode cair até para 27 fps com o ShadowPlay. Considerando que esse seja a taxa de frames média, a taxa mínima de frames pode cair bem mais, e você sentirá algum incômodo. Todavia, se o seu PC roda os jogos a 60 fps, não há com o que se preocupar.

Outras vantagens são a possibilidade de capturar vídeos com até 60 frames por segundo e nas mais variadas resoluções. Isso deve garantir que os clipes gravados fiquem mais fluidos, principalmente em jogos que precisam rodar com uma elevada taxa de fps (caso de Street Fighter, games de corrida e outros tantos).

(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

Se compararmos o ShadowPlay com outros programas semelhantes, podemos ver que ele leva desvantagem por não oferecer um sistema dedicado à análise de desempenho da máquina, portanto, caso você queira saber como está a performance do seu PC, este programa não terá grande utilidade, visto que ele é focado na captura de vídeos.

Requerimentos

Antes de entrarmos na questão da configuração do software, vale conferir os requisitos para usar o ShadowPlay. Anote aí — você vai precisar de:

  • Placa de vídeo GeForce GTX da série 600 ou superior;
  • Para notebooks, é preciso usar chip gráfico GeForce GTX660M ou superior;
  • Processador Intel Core i3-2100 ou AMD Athlon II X4 630 ou qualquer modelo superior;
  • 4 GB de memória RAM (dependendo do jogo, você vai precisar de mais memória, visto que é preciso rodar o game e a captura);
  • Windows 7 ou Windows 8;
  • Driver GeForce 331.82 ou mais recente.

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o driver da NVIDIA está atualizado. Ao abrir o aplicativo NVIDIA GeForce Experience, na aba Drivers, é possível conferir se a última versão está instalada. O ShadowPlay até roda com alguns drivers mais antigos, mas é sempre bom usar o programa mais atual para ter melhorias de desempenho.

Na aba Meu PC, há informações sobre os componentes de hardware de sua máquina. O software da NVIDIA confere se a sua configuração é robusta o suficiente para suportar o ShadowPlay. Abaixo dos dados, há uma área indicando se o recurso está pronto para uso.

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

Ao clicar no item ShadowPlay, o programa exibe uma lista de verificação indicando que todos os componentes são compatíveis com a tecnologia. Se você receber o sinal de “OK”, então pode prosseguir.

Caso algum item não esteja em conformidade com o mínimo requerido, o programa vai bloquear o recurso de captura, sendo que somente com a atualização do hardware será possível utilizá-lo.

Configuração para captura

Para começar a usar o ShadowPlay, faça o seguinte:

1) Primeiro, clique no botão ShadowPlay (no topo da tela do GeForce Experience);

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

2) Ative o recurso pressionando a chave ligar;

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

3) Agora, clique na chave inglesa para personalizar a qualidade da gravação;

4) Você pode escolher um dos valores pré-definidos ou modificar os valores no item "personalização".

5) Para captura, escolha a resolução mais elevada, garantindo a melhor qualidade para edição. É recomendado gravar os vídeos com a mais alta taxa de quadros para evitar problemas de desempenho;

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

6) No item "Áudio", defina quais faixas devem ser capturadas. Você pode gravar apenas o som do jogo, mas pode misturá-lo à sua voz capturada pelo microfone.

Ao desativar essas opções, nenhum som será capturado ou transmitido, sendo que somente você ouvirá o áudio em seus alto-falantes ou fones de ouvido.

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

Para transmissões online é importante manter os dois ativados;

7) Agora, no botão “Modo”, selecione a opção “Manual”.

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

Vamos ver como alterar os atalhos e o local de gravação dos dados:

8) Primeiro, clique no ícone da engrenagem;

9) Em exposições, defina o tamanho do espaço que sua webcam ocupará na tela e escolha se o indicador de status deve ser exibido e em que região ele deve ficar;

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

10) Você pode alterar os atalhos do ShadowPlay. Em nosso exemplo usamos apenas as teclas de função (F6, F7, F8, F9) para facilitar a ativação da captura;

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

11) Se desejar, altere a pasta de gravação e armazenamento temporário na parte inferior da tela;

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

12) Abra o jogo e use o atalho “F9” (essa tecla pode variar conforme o que você configurou acima) para ligar e desligar a captura.

Configuração para streaming via TwitchTV

Se você quiser realizar a transmissão de vídeos para o Twitch.TV, você deve fazer o seguinte:

1) Clicar em “Modo” e escolher a opção “Twitch”;

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

2) Efetuar o login com sua conta do Twitch.TV;

3) Configurar a qualidade de vídeo e o áudio;

(Fonte da imagem: Baixaki Jogos)

4) E, por fim, basta abrir o jogo e usar o atalho “F8” para iniciar a transmissão.

Atenção: a qualidade de vídeo durante a transmissão online pode impactar na velocidade de carregamento de seus espectadores, portanto não deixe essa configuração no máximo. Reduzir a resolução também pode melhorar o desempenho das transmissões.

Agora é só caprichar na jogatina e na apresentação. Boa sorte e bom gameplay!

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.