O 3D Vision, da Nvidia, chega ao Brasil

3 min de leitura
Imagem de: O 3D Vision, da Nvidia, chega ao Brasil

Em janeiro de 2009, durante a CES (Consumer Electronics Show, maior feira de eletrônicos do mundo), um “brinquedinho” da Nvidia roubou a cena e fez muita gente babar. Foi o 3D Vision, o primeiro dispositivo tridimensional em alta definição. Entusiastas de tecnologias de imagem e principalmente gamers ficaram atônitos com este óculos tridimensional.

Composto por um óculos sem fio, um emissor infravermelho de alta potência, monitores ultra flexíveis, softwares de compatibilidade e um visualizador, o 3D Vision oferece uma nova experiência para jogos, filmes, imagens e aplicativos 3D. Hoje, pouco tempo após a apresentação deste produto na CES, os gamers brasileiros podem comemorar: ele chegou ao Brasil e agora está disponível em 39 redes de varejo pelo país. E este artigo vai mostrar para você – que provavelmente já está babando – como estes óculos funcionam.

Em resumo, o 3D Vision é uma combinação de óculos sem fio de alta tecnologia com softwares avançados para transformar centenas de jogos em 3D estereoscópico. Mas não é só isso. Também é possível assistir filmes e fotos digitais em 3D com qualidade enorme.

Como funciona

O Nvidia 3D Vision, que promete chacoalhar o mundo dos games.O 3D Vision cria imagens estereoscópicas em três dimensões. Ou seja, ele exibe a mesma imagem em duas perspectivas diferentes. A imagem é aumentada e a profundidade de foco é elevada, o que possibilita observar objetos em relevo. Isto significa uma nova experiência com jogos, fotos e filmes em 3D.

O 3D Vision gera essas imagens através de um conjunto de cinco componentes básicos. Tudo começa com o emissor infravermelho de alta potência que transmite dados diretamente para os óculos 3D a uma distância de até seis metros. Ele também tem controle de ajuste em tempo real.

Os óculos sem fio, por sua vez, oferecem o dobro de resolução por olho e tem ângulo de visão superior aos óculos tridimensionais tradicionais. Os monitores ultraflexíveis produzem imagens tridimensionais estereoscópicas nítidas em soluções de todos os tipos.

A imagem precisa ser convertida para o formato 3D Stereo, e isto é tarefa para os softwares de compatibilidade. Os softwares da Nvidia convertem automaticamente mais de 300 jogos sem a necessidade de pacotes ou atualizações.

Por fim, um visualizador 3D permite a captura de screenshots e a posterior visualização tridimensional dessas imagens. Também é posível importar fotos e vídeos tridimensionais de outros lugares, como galerias de fotos na internet.

Jogos, filmes, imagens e aplicativos sob uma nova perspectiva.Especificações e características

O Kit do 3D Vision é composto por um par de óculos com uma pequena bolsa protetora, pano para limpeza, e peças para ajuste nasal. Os óculos têm design similar aos de óculos escuros com fácil ajuste. O visor é de LCD com eletrônicos compatíveis com monitores de 120 Hz.

O kit também tem controlador USB e emissor infravermelho, cabo VESA de áudio estéreo, cabo DVI-HDMI, cabo USB-mini-B e cabo para recarregamento. Tudo é acompanhado por um guia de inicialização e um CD de instalação. A instalação é automática e os dispositivos são detectados sem dificuldades.

Compatibilidade

Em resumo, para desfrutar essa realidade virtual é necessário, além do 3D Vision, um monitor compatível de 120 Hz. O 3D Vision foi projetado para trabalhar juntamente com os novos monitores LCD da Samsung e da ViewSonic, sendo também compatível com o modelo HDTV Mitsubishi DLP e com o projetor DepthQ HD 3D da Lightspeed Design.

Uma placa de vídeo compatível também é necessária. Todos os modelos das séries GeForce 8, GeForce 9 e GeForce 200 / 100 trabalham com imagens e filmes, mas nem todos os modelos são compatíveis para aplicativos e jogos.

O sistema operacional deve ser o Windows Vista ou Windows 7, tanto de 32 como 64 bit. O processador mínimo recomendado é o Intel Core 2 Duo ou o AMD Athlon X2. Memória RAM de 2 GB é recomendada, mas 1 GB dá conta do recado.

Para saber se o seu computador é compatível com o 3D Vision, use esta ferramenta da Nvidia. Clique aqui e, na página aberta, clique em “Can You Run It?” para fazer os testes e saber se você pode usar o 3D Vision.

Quanto custa?

O preço sugerido para venda do 3D Vision é de R$ 699. As despesas podem ser maiores caso você precise de um monitor dispositivo. O modelo Samsung 2233RZ, por exemplo, está na faixa dos R$ 900. Bote na conta mais umas centenas de reais para adquirir uma placa de vídeo compatível caso você ainda não tenha.

Especula-se que alguns varejistas promovam um combo com o kit 3D e um monitor com um preço menor do que adquirir os dois itens separados. A dica é pesquisar bem antes de bater o martelo. A distribuidora do 3D Vision é a Aldo Crazy People, que atende 39 redes de varejo em todo o Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.