Viddy: 8 dicas básicas para quem está começando a usar o aplicativo

4 min de leitura
Imagem de: Viddy: 8 dicas básicas para quem está começando a usar o aplicativo

Você já conhece o Viddy? Apesar de não ser um aplicativo novo, ele agora está fazendo o maior sucesso entre os donos de aparelhos com o iOS, sendo apontado como o “Instagram dos vídeos”, já que muitas celebridades também aderiram à moda.

Clique aqui para baixar o aplicativo e curta os seus 15 segundos de fama. Sim, 15 segundos apenas, já que a proposta do Viddy é ser um app de pequenos vídeos, apenas para compartilhar algo que você acabou de ver ou fazer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim como no Instagram, aqui você também pode seguir os seus amigos e ser seguido, mostrando todo o seu talento com a câmera em uma timeline com todos os seus vídeos. O que você é capaz de mostrar em tão pouco tempo?

Dicas simples para quem está começando

Se você acabou de ficar sabendo sobre o Viddy ou mesmo se você não sabe direito o que fazer com este aplicativo, confira essas dicas simples para que você saiba por onde começar. O Viddy é um app muito simples e não possui muitos segredos, mas é possível melhorar ainda mais o seu uso.

Torne a sua conta privada

Vídeos e fotos podem dizer muito sobre você, portanto é bom cuidar com o que você compartilha livremente. Torne a sua conta particular para evitar que pessoas não autorizadas vejam o que você posta.

Clique no botão da extrema direita na página inicial do aplicativo para abrir o seu perfil, então abra as configurações (ícone de engrenagem). Role a página para achar as configurações de conta (Account) e clique em "Privacy Settings".

Habilite a proteção da sua conta mudando a posição da chave “Make Profile Private” para “ON” — azul significa ligado e, branco, desligado. Pronto, agora, se alguém quiser seguir o seu perfil, precisa ser autorizado.

Mude a sua foto

Nas configurações ainda, é possível mudar a sua foto, nome e nome de contato rapidamente. Faça isso clicando em “Edit Profile”. Se você se cadastrou usando o Facebook, isso não é necessário, mas você pode fazer essas alterações para diferenciar as duas contas.

É possível usar uma fotografia tirada na hora com a câmera do seu aparelho móvel ou mesmo escolher alguma que já esteja no cartão de memória do seu telefone. Se você preferir, use outro app para bater a foto e editar com o seu efeito preferido.

Desligue os sons do app

Essa é uma das dicas mais simples, porém que podem fazer toda a diferença. Se você estiver, por exemplo, em uma reunião e quiser compartilhar um trechinho com os seus seguidores, pode acabar revelando para todo mundo na sala o que você está fazendo se não tirar o som do seu aplicativo.

Nas configurações, role a tela até o final, no campo “MISC”. Para se livrar dos sons de funcionamento do Viddy, basta desmarcar a seleção que está indicada em verde na janela, “Sound Effects”. Pronto!

Gerencie as suas notificações

Quer receber email quando alguém comentar um vídeo seu? Ou você prefere um alerta diretamente no celular? Sejam quais forem as suas preferências, é muito fácil ajustar isso. Ainda na janela de configurações, procure o campo “Push Notifications”.

O que estiver em azul está habilitado. Isto é, quando algo que estiver marcado em azul para email e notificação no celular (um novo seguidor, por exemplo), você vai receber os dois alertas. Clique sobre os ícones para habilitar e desabilitar conforme a sua preferência.

Saiba qual filtro foi usado em um vídeo

Você viu um vídeo e gostou do efeito que foi usado? Quer saber qual foi ele? O aplicativo marca automaticamente uma tag com o nome do filtro, portanto, se você abrir as marcações daquela entrada, é possível descobrir essa informação.

O dono pode, na hora de fazer o upload do vídeo, excluir a tag manualmente, no entanto. Porém, a maior parte dos utilizadores não faz isso, e é possível descobrir qual, dentre os vários filtros gratuitos, foi usado.

Edite os vídeos já postados

Não, não é possível editar o vídeo de fato. Porém, depois que você enviou o material, ainda é possível corrigir o título, descrição, tags e outras informações. Se você errou uma palavra, por exemplo, basta arrumar.

Na sua timeline, clique no ícone de configuração (engrenagem) que aparece no próprio vídeo — e não as configurações da sua conta. Lá, você pode escolher editar as informações do material ou mesmo apagá-lo.

Apague algum comentário

Alguém comentou algo que você não gostou? Não se sinta mal por apagar aquele comentário rapidamente! Apesar de não existir nenhum botão à vista para essa operação, é muito fácil fazer isso.

Passe o dedo sobre o comentário que você deseja apagar, da esquerda para a direita, e um botão vermelho surge no cantinho, possibilitando que você apague para sempre o que foi dito. Por não ser um botão que está sempre visível, é mais seguro e você dificilmente vai apagar algo por engano.

Veja a sua página online

Ao contrário do Instagram, que limita a sua timeline apenas ao aplicativo, o Viddy é um pouco mais abrangente e permite que você faça o login pela Web e navegue pelo seu perfil, vendo os vídeos dos seus amigos e descobrindo novos perfis para seguir. Não é possível enviar vídeos, no entanto, já que isso é limitado ao aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.