YouTube: vídeos engraçados - Vol. 1

9 min de leitura
Imagem de: YouTube: vídeos engraçados - Vol. 1

Olá queridos usuários do Baixaki, temos a felicidade de vir oferecer a vocês um artigo, no mínimo, curioso. Hoje o tema dele é “vídeos virais”, ou seja, vídeos que devido ao seu conteúdo excepcional, se alastraram rapidamente pela internet e em pouco tempo todos já sabiam de sua existência. Mas não pense que ficaremos somente nas explicações, não, porque além delas também mostraremos a vocês uma seleção de 10 virais do YouTube que de tão legais, não saíram da memória de ninguém, inclusive do pessoal da redação do Baixaki e do Baixaki Jogos.

Viral? Quer dizer que esses vídeos têm vírus?

Não, esses vídeos não têm nenhum tipo de vírus que possam prejudicar o seu computador! Na verdade, o termo “viral” aqui citado até possui relação com a palavra “vírus”, não o vírus de computador, mas sim com um vírus como o da gripe. Falando em gripe, sabe a gripe suína? Então, um vídeo viral age de maneira parecida com ela: aparece sabe-se lá de onde e de repente todo o mundo já está sabendo de sua existência, com a diferença de que geralmente as pessoas gostam desses vídeos, diferente da gripe suína.

Vídeos virais, inclusive, são “transmitidos” de maneira similar à gripe, pois ao entrar em contato com uma pessoa que assistiu a um deles, tal pessoa se verá na obrigação de compartilhar esse vídeo com os outros (caso tenha gostado/odiado dele), por sua vez, os outros passarão o vídeo adiante e assim sucessivamente, até que o vídeo viral se torne conhecido mundialmente.

Existem vídeos virais caseiros, publicitários, que apareceram na televisão e foram parar no YouTube, entre diversos outros tipos. Mas com certeza o tipo que, de longe, mais facilmente se espalha é o de humor. E isso acontece por razões óbvias, visualize a cena: você acabou de ver um vídeo hilário, e mesmo ele já tendo acabado você continua rindo. Eis que, de repente, você pensa “nossa, Fulano vai adorar este vídeo!” e, então, manda o endereço daquele vídeo para Fulano. Fulano, por sua vez, acha o vídeo igualmente hilário e resolve passá-lo adiante.

Enfim, creio que a maneira como vídeos virais são espalhados já ficou clara o suficiente, portanto, chega de enrolar e vamos dar início à nossa lista com o vídeo de número 10!

Os 10 vídeos que mais marcaram

Quer uma dica para saber qual o nosso décimo colocado, então lá vai: “Ado, a-ado, cada um no seu quadrado”, e aí, já sacou qual vídeo é?

Bom, esse vídeo é no mínimo peculiar e, obviamente, feito com o objetivo de gerar humor (ao menos assim espero, pois não gostaria de viver em um mundo onde um vídeo desse jeito fosse feito com o objetivo de ser sério!). Sua parte instrumental é repetitiva e a letra possui elementos variados, como imitação de celebridades, de filmes famosos, de provas do Pan do Rio de Janeiro e por aí vai.

Enfim, o vídeo fez sucesso devido aos seus personagens caricatos vestidos em roupas justas e agindo de acordo com uma letra de música com base na ideia de “dançar em cima de um quadrado”.

Primeiramente, devemos dizer que o vídeo a seguir empatou com o nosso oitavo colocado. Como foi feito o desempate? Ora, através da decisão imparcial de uma moeda jogada ao ar! Confira como foi feita a avaliação dos vídeos logo após a primeira colocação.

Não há muito que se falar sobre esse vídeo: uma dupla de garotos chineses que teve a brilhante ideia de interpretar uma música da famosa banda Back Street Boys e postar o resultado no YouTube. Bom, se fosse uma simples dublagem não teria graça alguma, mas não, a dupla interpreta de maneira tão caricata que não há como não achar graça!

O vídeo a seguir é somente um dentre vários similares, mas que provavelmente foi um dos primeiros do gênero, e da dupla.

($paginacao$)

Nosso oitavo lugar ficou com o desabafo de uma mulher preocupada com a quantidade excessiva de lixo encontrada nas ruas da cidade de Ilhéus, a Solange. Mas o que é que um mero desabafo tem de excepcional a ponto de ir parar no YouTube e ser visto por mais de um milhão e meio de pessoas? Simples: a gagueira extrema da entrevistada!

Convenhamos, se gaguejar demais não gerasse humor, dificilmente personagens gagos fariam sucesso em programas humorísticos, correto? Pois então, foi justamente tal gagueira que tornou o vídeo popular. Popular a ponto de fazer com que a dona Solange fosse chamada em outros programas de televisão para outras entrevistas!

Aqui optamos pela versão “ilustrada” por ter sido a mais exibida, sendo assim, a versão mais famosa.

A princípio o vídeo foi gravado sem o consentimento de seu protagonista, fato que gerou alguns problemas, entretanto, conforme o vídeo ganhou popularidade (com suas mais de 28 milhões de visualizações), seu protagonista parece ter passado a gostar da fama repentina. Tanto gostou que gravou outras versões e, até mesmo, criou um concurso no qual as pessoas interessadas deveriam gravar um vídeo parecido com o seu primeiro a ganhar fama.

O fato de um garoto acima do peso (fato que, infelizmente, por si só já é engraçado para muitos) “soltar a franga” e interpretar uma música sem se preocupar em ser visto, certamente é um dos fatores geradores de graça no vídeo a seguir. Podemos dizer que “Numa Numa” usa uma fórmula bastante parecida com o nosso nono lugar, o que pode nos fazer deduzir que interpretações de vídeos bem feitas e engraçadas possuem o potencial de adquirir sucesso rapidamente.

($paginacao$)

O nervosismo pode causar sintomas como suor frio, taquicardia e gagueira. Porém, ao dar uma entrevista à televisão, uma pessoa deve controlar o seu nervosismo, principalmente se ela tiver sido chamada para explicar alguma coisa ao vivo.

Essa dica bastou para você identificar qual o sexto colocado? Não? Então que tal a marca registrada desse vídeo: “sanduíche-iche”? Garanto que agora já sabe sobre qual vídeo estamos falando!

A nutricionista Ruth Lemos se tornou basicamente uma lenda após o estouro de sua entrevista no YouTube, sendo até mesmo chamada para conceder outras entrevistas, as quais visavam sempre a explicação do incidente. Enfim, a razão de sua fama foi basicamente a mesma da gaga de Ilhéus: a gagueira.

Através de recursos simples de edição de vídeos (recorte, loop, repetição) e muita criatividade, o autor do vídeo desta colocação conseguiu fazer com que o famoso vilão da série Star Wars (Guerra nas Estrelas), Darth Vader, geralmente conhecido por sua crueldade, fosse transformado em um personagem cômico que tira sarro da cara de um de seus subordinados.

Além disso, dada a qualidade e o efeito de realidade gerados, nosso quinto colocado conseguiu conquistar quase 6 milhões de visualizações e mais de 35 mil avaliações classificando a edição como cinco estrelas. Outro fator que influenciou seu sucesso foi o fato de o humor contido no vídeo ser compreendido facilmente por qualquer pessoa, uma vez que aquilo falado no vídeo é irrelevante.

($paginacao$)

Assim como nosso oitavo lugar, houve um empate entre o vídeo anterior e este, no entanto, o caso foi facilmente resolvido.

Visualize-se fazendo parte de uma equipe responsável por selecionar possíveis atores para um filme de artes marciais. Agora imagine que de repente aparece diante de você um homem dotado de um grande cabelo “black power” e carregando um nunchaku. O que será que ele pretende fazer para ser selecionado? Bom, vamos ver.

“Oh não! Ele tentou dar um salto mortal de costas e bateu com a cabeça no chão!”

Uma coisa é certa: pessoas se machucando sempre dão uma boa audiência para vídeos do YouTube. E tanto isso é verdade que o nosso quarto colocado passou das 6 milhões de visualizações!

Por mais que você nunca tenha visto o vídeo a seguir, provavelmente já escutou alguém brincando com a seguinte frase: “O jardineiro é Jesus e as árveres somos nozes”, e isso mostra o quanto tal vídeo se alastrou pela internet.


De forma parecida com a dona Solange e com a lendária Ruth Lemos, este vídeo se vale de algum “defeito” de fala por parte do enunciador. Neste caso específico, a quase incapacidade da pessoa em falar a frase “o jardineiro é Jesus e as árvores somos nós”, falando, ao invés disso, “o jardineiro é Jesus e as arvri soms nozis”.


O vídeo inteiro mostra várias tentativas do rapaz em pronunciar tal frase, até que por fim, ele consegue.

($paginacao$)

O que você faria se o seu filho ficasse totalmente grogue depois de extrair um dente no dentista? Bom, você eu não sei, mas o pai do David resolveu conversar com o garoto e gravar tudo para colocar no YouTube depois! Você faria o mesmo?

De qualquer forma, o resultado foi um vídeo bastante engraçado e, devido ao seu conteúdo viral, altamente contagioso! Experimente perguntar para um colega seu no colégio ou no trabalho sobre o “vídeo do garoto que acabou de sair do dentista” e provavelmente você terá alguns bons momentos de risadas após os comentários, relembrando detalhes do vídeo!

Assim como o garoto de “Numa Numa”, o sucesso fez com que o pai de David gravasse novas cenas com o, agora famoso, garoto. Se você gostou do vídeo, vale a pena ficar ligado no lançamento de outros vídeos com a criança!

Nosso primeiro lugar foi tão viral que chegou a ser preso, bom, não exatamente nessa ordem. O vídeo a seguir foi extraído de um programa de televisão, e retrata a “entrevista” concedida por Jeremias, um homem que foi preso ao ser flagrado pilotando uma moto enquanto totalmente embriagado!

Mas o engraçado mesmo nessa “entrevista” está no fato de ela ter sido gravada enquanto Jeremias continuava bêbado! Ou seja, o infrator fala coisas sem sentido de forma totalmente enrolada e, ainda por cima, fazendo expressões faciais que prometem fazer você dar muitas gargalhadas, caso não leve o vídeo a sério (no sentido de achar um absurdo Jeremias dirigir bêbado e se indignar com isso).

Sistema de avaliação

Ponha-se no papel de alguém que foi incumbido de selecionar somente 10 dos vídeos mais virais dentre milhares deles existentes no YouTube, concorda que não foi uma tarefa tão simples, certo?

Antes de redatores do Baixaki, somos internautas. E como tais, também assistimos aos vídeos no YouTube e  somos afetados por vídeos virais. Portanto, a maneira mais simples encontrada foi perguntarmos ao pessoal da redação quais vídeos famosos do YouTube eles lembravam de imediato. O resultado foi uma lista de mais de 40 vídeos.

Assistindo um a um, aqueles com cenas impróprias para menores, vocabulário chulo e diálogos em inglês e sem legendas foram descartados. Com isso, a lista diminuiu para 16 e novamente assistimos a todos para realizar a seleção dos 10 mais famosos.

Por fim, fizemos uma lista com os dez selecionados e realizamos uma votação na qual cada pessoa indicava a colocação dos vídeos daquela lista, sendo que a colocação final seria indicada pela soma que cada vídeo obteve (e como mencionado anteriormente, nos casos de empate foi lançada uma moeda). Finalmente, esperamos ter esclarecido o termo “viral” e ter feito uma boa seleção de vídeos.

Sinta-se livre para comentar e fazer você mesmo uma lista dos 10 vídeos mais virais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.