Escolha um programa para criar videotutoriais

2 min de leitura
Imagem de: Escolha um programa para criar videotutoriais

Videotutoriais são maneiras simples e eficazes de explicar a alguém o funcionamento de algum programa, jogo, site ou qualquer outro aplicativo no computador. Ao invés de você escrever passo a passo e ilustrar com imagens em tutoriais de texto convencionais, você pode simplesmente mostrar para a pessoa o funcionamento de um programa ou onde naquele jogo se encontra o item escondido.

O Baixaki disponibiliza alguns programas que permitem você gravar os videotutoriais de forma simples. Mas caso você queira algo mais complexo, vale a pena você baixar e instalar também algum editor de vídeo para incrementar seus videotutoriais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

ScreanToaster

ScreanToaster

O ScreanToaster é mais do que um programa para gravar videotutoriais, pois ele é um serviço gratuito online. Ou seja, você pode gravar, assistir e distribuir seus vídeos sem a necessidade de instalar nenhum programa. A única questão é que para poder gravar algum programa, é necessário fazer um cadastro gratuito no site. Sem o cadastro, você só consegue assistir aos vídeos feitos por outros usuários. Depois de cadastrado, você consegue gravar seus videotutoriais com direito a narração enquanto você grava.

Replay ScreenCast

Capture audio e vídeo nos seus videotutoriaisO Replay ScreanCast grava as imagens e o áudio que passa pelo seu computador. Instalando este programa, você grava praticamente o que você quiser, desde o movimento de seu mouse, os caracteres em arquivos de texto, apresentação de slides, sons e áudio que passa na sua placa de som, sua voz passando pelo seu microfone ou ainda conversas de áudio em programas como o Skype. Ele grava praticamente qualquer coisa que você vê e ouve no seu computador para ser reproduzido depois. Ele salva em formato Windows Media Video (WMV), o que o torna de fácil distribuição entre usuários Windows. Porém, a versão gratuita só permite a gravação de um minuto de vídeo.

AutoScreenRecorder

O AutoScreenRecorder funciona como o Replay ScreenCast no sentido que ele grava praticamente tudo o que você faz em seu computador, mas ele grava em AVI ao invés de WMV. O formato AVI é inclusive aceito por mais tocadores e outros sistemas operacionais. Existe ainda a versão Pro do AutoScreenRecorder, que permite a criação de vídeos em Flash (SWF), formato que pode ser colocado em seu site com mais facilidade e segurança do que os vídeos em AVI. Com a versão Pro você pode disponibilizar em seu blog ou site um videotutorial de um jogo ou programa que você quer comentar. Mas nada impede que você grave em AVI e depois coloque no Youtube.

É muito fácil fazer videotutoriais

Jing Project

Com o Jing Project, além de gravar screancasts, você consegue capturar imagens da tela, os famosos screanshots. O programa, gratuito, permite que você compatilhe os vídeos e imagens capturadas de sua tela no screancast.com. Esse site exige que você crie uma conta que em sua versão gratuita dura até 60 dias, mas usando o Jing Project você terá acesso ilimitado. Como? O Jing Project é um projeto e enquanto tiver usuários e estiver dando certo, você poderá compartilhar os vídeos criados no screancast.com. Ao fazer isso, você receberá o link de onde seu screancast está hospedado, e assim você poderá distribuir o vídeo à vontade pra quem você quiser.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.