Como Usar o Winamp

5 min de leitura
Imagem de: Como Usar o Winamp

Sem dúvida, são poucos os que sentam em frente a um computador, seja para trabalhar ou então para um bom bate-papo, e ficam sem ouvir uma musiquinha sequer.

Para isso, existem diversos programas e um dos mais populares é o Winamp. Lançado em 1997, o programa foi o primeiro tocador de MP3 do mundo e hoje em dia suporta diversos formatos de áudio e vídeo, bem como transmissões online e outros complementos.

Além disso, o programa já está em sua versão 5.5 e consolida-se de vez  no mercado como um dos mais versáteis e eficientes tocadores multimídia da internet. Não é a toa que ele só perde para o Windows Media Player no número de downloads de players de áudio no Baixaki.

Escolhendo o visual

Antes de começar a usar o Winamp, logo na primeira vez em que você abre o programa, deve escolher qual máscara (skin) deseja usar em seu tocador. Nesta última versão, além do visual clássico (classic skin), é possível selecionar o visual moderno (modern skin) e também o novo visual do software, batizado de Bento.

Escolha a cara do seu Winamp

Além destas, você pode encontrar outro visual que lhe agrade no site do programa e então baixá-lo para o seu PC. O modo de utilização do programa é bastante semelhante com máscaras clássicas e algumas modernas. Usaremos como base para este guia de uso apenas a máscara moderna (leia mais sobre logo abaixo) já instalada no Winamp.

Máscara Moderna

A partir do Winamp 5, lançada em 2005, o programa sofreu uma verdadeira revolução de recursos, mantendo sua simplicidade mas ganhando suporte a visuais chamado de modernos, um pouco diferentes dos clássicos. As funções básicas deste modelo de máscara são as mesmas das máscaras clássicas.

Máscara moderna

Adicionando arquivos ao programa

O Winamp se destaca por sua simplicidade. Para adicionar arquivos para serem executados por ele é muito simples, basta que você clique no botão +Add e então selecione a fonte de tal arquivo.

Add file(s) para arquivos que estão em seu computador – ou então pressione a tecla L; Add folder para adicionar pastas inteiras – ou então use as teclas Shift + L; e, por fim, Add URL para inserir um endereço de áudio, vídeo ou rádio online – ou então pressione as teclas Ctrl + L.

Adicione arquivos

Removendo arquivos da lista

Como você pode adicionar vários arquivos no Winamp, chegará um momento em que será interessante retirar alguns de sua lista de reprodução. Para isso, você também pode usar atalhos de teclado ou botões da interface do programa.

Clique em –Rem e depois em Remove Selected para remover o arquivos selecionado – ou então pressione a tecla Delete; Crop Selected para remover todas os arquivos além do selecionado; e Clear Playlist para remover toda a lista de reprodução – ou então pressione as teclas Ctrl + Shift + Delete.

Remova arquivos de sua lista de reprodução

Dentro desta opção, será encontrada a guia Remove e a partir dela você poderá remover arquivos que estejam faltando da lista de reprodução (Remove missing files from playlist  ou teclas Alt + Delete), deletar definitivamente um arquivo selecionado (Physically remove selected file) e, por fim, remover arquivos duplicados de sua lista (Remove duplicate entries ou teclas Shift + Delete).

Opções

Listas de reprodução

Através do Winamp você poderá criar e gerenciar listas de reprodução. Este item é bastante interessante para quem possui muitos arquivos de música em seu computador e deseja separá-los por CDs, estilos, artistas, enfim, independente do critério, você poderá usar o recurso de gerenciar listas do Winamp para isso.

Adicione ao programa todos os arquivos que deseja em uma única lista e então clique vá em Manage Playlist > Save Playlist ou utilize o atalho Ctrl + S. Futuramente, para abrir estes mesmos arquivos novamente, apenas insira o arquivo da lista no programa e pronto, eles serão carregados automaticamente.

Para criar uma nova lista de reprodução, vá em Manage Playlist > New Playlist ou use o atalho Ctrl + N. Desta forma, você limpará a lista atual e então poderá criar uma nova logo em seguida.

Gerencie listas de reprodução com o Winamp

Biblioteca de Mídia

Um dos recursos mais interessantes presentes no Winamp é a sua biblioteca de mídia, que permite acesso mais rápido a arquivos de áudio e vídeo presentes em seu computador, bem como a conexões à rádios e televisões online, bem como a podcasts e jogo.

Biblioteca de mídia

Esta opção de biblioteca de mídia possui ainda ferramentas para a organização de seus arquivos do gênero, com organizadores pré-definidos como Mais tocados (Most played), Recentemente adicionados (Recentrly Added), Nunca tocados (Never Played) e outros mais.

Personalizando seu Winamp

Com sua máscara moderna padrão, você pode personalizar as cores do programa, escolhendo um dentro as dezenas de modelos presentes no próprio Winamp. Para isso, clique no botão Config para que se abra uma aba central.

Nesta nova aba, vá em Color Themes e você verá uma enormidade de modelos já prontos, bastando que você escolha dentre eles aquele que mais lhe agradar. Clicando nos botões presente ao lado da lista de modelos, o visual irá se alterando automaticamente.

São várias opções para mudar o visual do Winamp

Equalizador

Além de todos estes recursos, o Winamp também possui um equalizador, que permitirá a você definir algumas características do som que é tocado no programa. Para isso, clique na aba Equalizer, quase ao lado da Color Themes.  Você pode fazer estas alterações manualmente, movimentando os botões presentes nesta aba:

Equalizador

Outra maneira é utilizando modelos já pré-definidos mas que também podem ser alterados. Para isso, clique vá em Presets > Load > Preset e então escolha aquele que mais lhe agradar. É importante ressaltar que para os presets funcionarem, será preciso ativar a opção On nesta mesma aba.

Defina o

Opções

Na guia opções, estão disponíveis opções acerca do funcionamento geral do programa. Basta ir navegado por lá para encontrar a informação desejada para alterar algum comportamento do Winamp.

Editando informações sobre arquivos

Através do Winamp você poderá editar algumas informações a respeito do seu arquivo multimídia. Por exemplo, é possível digitar nome do artista, da música e do álbum, bem como adicionar ano de lançamento, gênero musical, compositor, gravadora e ainda inserir comentários. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a música e vá em View File Info ou pressione Alt + 3.

Acesse e altere informações de suas músicas

Caso você esteja escutando uma música de algum CD, o programa pode encontrar as informações a respeito do álbum diretamente na internet. Se você estiver conectado ao inserir as músicas no Winamp, ele fará esta busca automaticamente, caso contrário o procedimento é o mesmo do passo anterior.

Atalhos

Durante o texto, foram citados diversos atalhos que podem tornar o uso do Winamp mais prático. Agora citaremos outros atalhos, para dinamizar ainda mais sua experiência com este ótimo programa:

• Tecla X  -  Tocar
• Tecla C  -  Pause
• Tecla Z  -  Tocar anterior
• Tecla B  -  Tocar próximo
• Tecla V  -  Parar
• Tecla R  -  Repetir
• Tecla S  -  Tocar aleatoriamente
• Tecla →  -  Adiantar 5 segundos
• Tecla ←  -  Atrasar 5 segundos
• Tecla ↑  -  Tocar anterior
• Tecla ↓  -  Tocar próxima

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.